BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

Derrubando Crendices Populares


DERRUBANDO MITOS E CRENDICES POPULARES
O que são as crendices populares?
As crendices populares são, geralmente, como o próprio nome já diz, costumes e crenças que as pessoas aprendem de geração em geração. Confira abaixo as mais conhecidas pela sabedoria popular.

Beba oito copos de água por dia. Se comer peru na noite de Natal, ficará sonolento. Suas unhas e cabelos crescerão mesmo depois de morrer. Não leia no escuro, porque sua vista vai ficar cansada. Você usa apenas 10% do cérebro. Jamais raspe pêlos, porque eles nascerão mais rapidamente e ficarão mais grossos e escuros. Nunca ligue o celular no hospital, pois pode causar interferência nos equipamentos e pôr em risco a vida dos pacientes. Não ligue o celular em postos de gasolina, pois poderá causar uma explosão.

Em algum momento, você deve ter escutado essas afirmações por parte de médicos ou de parentes como se fossem verdades absolutas. Esqueça tudo isso. Cientistas norte-americanos decidiram confrontar as teorias e concluíram que essas crenças médicas são mentiras ou, algumas vezes, fatos jamais comprovados.

Rachel Vreeman e Aaron Carroll, da Universidade de Indiana, gastaram um ano em pesquisas nos sites de internet Google e Medline. Após compilarem os dados obtidos e analisarem as provas, publicaram um estudo na revista científica British Medical Journal (BMJ) sobre o tema. "Estávamos espantados com a quantidade de pessoas, incluindo médicos, que acreditavam em coisas jamais comprovadas ou mesmo em inverdades", afirmou ao Correio Carroll. O professor de pediatria reconhece que o fato de ter passado boa parte de sua vida profissional ensinando médicos a tomarem boas decisões motivou-o a analisar os mitos. "O estudo conclui que devemos examinar nossas crenças mais profundas para vermos se realmente são verdadeiras", admitiu.

No artigo da BMJ, os médicos consideram os mitos médicos um lembrete de que os profissionais precisam questionar e entender as pesquisas, sob o risco de propagarem mentiras aos pacientes. "Trabalhamos com várias crenças de uma vez", disse Carroll. De acordo com ele, alguns mitos persistem por serem ilusões de ótica - como é o caso da crença de que as unhas e os cabelos crescem mesmo em cadáveres. "Muitos são ditos por 'especialistas', como membros da família ou médicos. E outros são promovidos por pessoas que aproveitam para fazer dinheiro com isso", acrescentou.

Questionado sobre o que é mentira e o que é verdade não comprovada, Carroll preferiu uma resposta diplomática. "Os mitos quase sempre não podem ser refutados", afirmou. Ele lembrou, por exemplo, que nenhum especialista contestou os mitos gregos. "Há uma preponderância de evidências sugerindo que esses mitos médicos não são verdadeiros. Comer peru, definitivamente, não torna as pessoas mais sonolentas", emendou. Na conclusão do artigo, Carroll e Vreeman sustentam que os médicos devem entender as evidências que apóiam suas decisões finais.

Então, se você também já ouviu falar que:
Sexta-feira 13 é dia de azar;
Agosto é mês de desgosto;
Jogar sal no fogo espanta o azar;
Quer for pulado não cresce mais;
O número 7 é o número da mentira;
Cruzar com gato preto na rua dá azar;
Mulher que tem o segundo dedo maior que o primeiro, manda no marido;
Cabelo cortado em sexta-feira santa não cresce mais;
Apontar e contar estrelas no céu faz nascer verruga na ponta dos dedos;
Vassoura de ponta cabeça atrás da porta, espanta visitas;
Quem passa debaixo do arco-íris vira mula-sem-cabeça;
O número 13 é símbolo de azar;
Sol e chuva é casamento de viúva;
Chuva com sol é casamento de espanhol;
Passar debaixo de escada dá má sorte;
Quebrar espelhos dá 7 anos de azar;
Colocar a bolsa no chão faz o dinheiro acabar;
Abrir os braços em cruz no vão de uma porta é chamar a morte;
Uma moeda de cobre colocada na boca de uma pessoa assassinada, impede que o homicida fuja do local do crime;
Se a nossa orelha direita coça, estão falando bem de nós, se é a esquerda estão falando mal;
Coceira na palma da mão direita é dinheiro que vamos receber, na esquerda é carta a chegar;
Quando uma criança se curva para frente e olha por baixo das pernas, está chamando um novo irmão, entre outras coisas, prepare-se, pois o CAÇADOR DE MISTÉRIOS vai enterrar de uma vez por todas os mitos, crendices e mistérios populares que parecem não ter fim e influenciam em muitas atitudes do dia a dia.

Todas as pesquisas apresentadas neste blog/site visam tornar nosso modo de viver um pouco mais livre de lendas que nos levam muitas vezes a cometer gafes em locais impróprios e em situações incomuns, como por exemplo, numa reunião ou jantar social, onde costuma surgir assuntos curiosos e de interesse geral. Imagine se entre esses assuntos, você deixa escapar um desses temas e explana sobre o mesmo como se fosse verdade. E pior: enquanto você pensa que está sendo o centro das atenções da conversa, todos os seus ouvintes já sabem que se trata de uma mentira!
Por isso, atualize-se e visite o Caçador de Mistérios!

Google Analytics Alternative