BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

OVNI de Agudos


Boa noite, leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

Nova repercussão na rede: um misterioso e incrível vídeo mostra o momento em que um suposto OVNI surge entre as nuvens do bairro de Agudos, que fica na cidade de Bauru, São Paulo. No vídeo, os cinegrafistas amadores filmam o exato momento em que o Disco Voador surge, gira, emite luzes numa explosão e começa a cair. Será uma prova concreta sobre OVNI's ou apenas mais uma fraude da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

No dia 24 de fevereiro de 2011, o Auxiliar Administrativo e usuário do Youtube Henrique Barduco(24 anos), residente em Lençóis Paulista, região de Bauru, publicou o vídeo abaixo. Nele podemos ver um estranho objeto sobrevoando os céus em algum ponto da Rodovia Marechal Rondon (SP-300) perto de Agudos, na região de Bauru – estado de São Paulo. Vamos assistir ao vídeo que virou "hit" na internet em pouquíssimos dias:


O cinegrafista do vídeo, soltando palavrões aos montes, não consegue esconder seu espanto ao filmar o estranho objeto atrás das nuvens.

Em certo momento da filmagem de apenas 1 minuto e 38 segundos, o UFO solta um clarão e começa a cair em direção ao chão.

No dia seguinte, vários blogs e sites se encarregaram de espalhar a história e assim o vídeo foi um dos mais vistos naquele dia.

Em entrevista à TV TEMHenrique explica que recebeu a gravação das imagens de um amigo, cujo nome ele mantém sob sigilo. "E esse meu amigo recebeu as imagens de uma outra pessoa por e-mail, que não sabemos quem é", conta.

Ele afirma que a decisão de postar o vídeo no You Tube foi meramente com a intenção de que as pessoas opinassem se o filme era verdadeiro ou não.

"Mas sinceramente, acho que não é. A maioria está opinando que é montagem, que é falso", conclui. O Auxiliar Administrativo não sabe dizer quando a imagem teria sido gravada.

Mas, será que o vídeo é real? Será que esta é uma prova concreta de que estamos sendo visitados por seres de outros planetas?

Infelizmente, para os que querem acreditar, tudo no vídeo é real, MENOS o Disco Voador!

O vídeo é FALSO! Trata-se de uma excelente montagem.

O mistério que mexia com a cabeça do povo da região e dos internautas foi resolvido no dia 28 de fevereiro (ontem). O vídeo não passou de uma campanha publicitária de uma empresa de embalagens que, por conta da característica intrínseca de velocidade da Internet, "vazou" de forma extremamente fugaz.

A empresa responsável pela campanha fica em Lençóis Paulista e se chama Atitude Media Box. O mote é a comercialização de embalagens de pizza - a cliente da campanha que causou todo o alvoroço - e, simultaneamente, o ramo publicitário, uma vez que tais caixas trazem campanhas de marketing de diferentes produtos. Foi exatamente para divulgar a marca que surgiu o vídeo polêmico e misterioso.

Os protagonistas do vídeo, que antes eram somente duas vozes masculinas, ganharam rostos. O "cinegrafista" é o designer 3D e editor de vídeo André Angélico. Já o "motorista", que no vídeo é chamado de "medroso" pela pressa em ir embora, é o criador de layout Jônata Evangelista.

"Nossa intenção era fazer uma campanha viral. Não podemos revelar muito sobre qual seria a linha que seguiria, porém, seria algo falando da expansão da marca e de como ela chegou para ficar", aponta André Angélico.

Fazendo uma rápida memória, as campanhas ou Marketings Virais são estratégias de divulgação que tentam explorar as redes sociais para a proliferação da marca. Assim como o vídeo do suposto OVNI, dificilmente o produto ou serviço fica em evidência. O mesmo ocorre com a própria finalidade de propaganda, o que geralmente é camuflada. Em linhas básicas, geralmente é um vídeo ou texto passado por meio da rede de computadores de uma pessoa a outra de forma incessante, como uma verdadeira epidemia, o que caracteriza a denominação "viral".

Entretanto, segundo os autores, o vídeo ainda nem estava pronto, o que justifica a ausência total de qualquer item que aponte à marca das embalagens de pizza. "Havia umas cinco ou seis pessoas que sabiam da nossa campanha e do que estávamos fazendo. Como lançaríamos isso regionalmente, não queríamos que as pessoas nos reconhecessem, justamente para não diminuir o efeito de realidade que queríamos passar", afirma André.

Trunfo na casualidade

Pelo mesmo motivo de evitar qualquer reconhecimento, apesar de a empresa ser lençoense, o local escolhido para as filmagens foi Agudos. "Queríamos disfarçar ao máximo que fomos nós que fizemos o vídeo. Por isso, não fizemos em Lençóis. Queríamos evitar que alguém reconhecesse a voz ou outro detalhe", aponta André.

O tom casual também foi proposital para dar esse efeito de veracidade, o que funcionou bem, visto que muitas pessoas ficaram impressionadas com o vídeo. "Utilizamos uma câmera de qualidade e resolução mediana. A imagem de gravação era melhor do que essa que vocês viram. Mas nós pioramos a qualidade justamente para dar esse ar de informal, de casual", completa.

Verdadeiro o vídeo não é. Contudo, certamente o objetivo da campanha foi atingido. "Não imaginávamos essa repercussão toda. Era para ser algo local ou regional e acabou virando uma história nacional", conclui o design, editor de vídeo e agora "ator" André Angélico.

Repercussão nacional

Não foi somente na imprensa local que o vídeo misterioso repercutiu. Além de jornais e emissoras de televisão e rádio do Interior, o fato ganhou destaque em veículos de comunicação de abrangência nacional. Veja abaixo algumas reportagens sobre o viral:


Somente no site da 94FM, foram mais de 80 comentários (e continuam participando), não contando todas as participações pelas redes sociais.

Os portais virtuais UOL e G1 trouxeram o vídeo e ainda relacionaram com a história do tremor. Já anteontem, a gravação foi destaque no programa global Fantástico, no quadro Detetive Virtual. Na ocasião, foi confirmado o que muitos sites e estudiosos já haviam divulgado: a presença de edição gráfica nas filmagens.

Análises Realizadas
- Ninguém mais vê o objeto no céu, apenas o rapaz da câmera. Isso é estranho, pois ao que tudo indica, eles já estavam vendo tudo de dentro do carro. Provavelmente com a câmera desligada.

Aliás, essa é uma excelente câmera, a julgar pela qualidade do filme e pelo enorme zoom que ela proporciona.

- Uma rápida análise no vídeo mostra que, por uma pequena falha na edição, aos 0:39 em um segundo do filme o OVNI desaparece. Veja:


Um Segundo antes do caminhão passar na frente das nuvens o objeto some da tela.

Essa única falha estragou todo o excelente trabalho de edição que pode ser feito com softwares de edição de vídeo como o After Effects.

De acordo com a matéria publicada no dia 26 de fevereiro no Jornal da Cidade de Bauru, o professor e pesquisador de imagens Willians Balan, da Universidade Estadual Paulista – UNESP – afirma que ao 1 minuto e 12 segundos do filminho, as luzes começam a aparecer na frente da nuvem e devido à sua densidade, as luzes não se comportariam dessa forma.

Ainda, segundo Balan, ao se ampliar a imagem, ela fica toda quadriculada (pixealização). "O mesmo não ocorre na área próxima ao suposto objeto, a pessoa pode ter feito a edição para melhorá-la", completou ele.

Seja como for, o vídeo ficou muito bem feito.

Voltando alguns dias, em 8 de fevereiro, moradores de 7 cidades da região Centro-Oeste de São Paulo, incluindo a zona rural, ouviram uma grande explosão – seguida de um tremor de terra. Segundo a redação da TV TEM, os departamentos de sismologia da Universidade de Brasília e da USP, de São Paulo, descartaram que tenha havido tremores de terra, no estado de São Paulo, na terça.

Poderia ser um enorme trovão? Muito provável, já que o dia estava muito nublado.

O Tremor de Terra
Segundo André Angélico, a campanha publicitária já estava sendo desenvolvida há algum tempo, porém, o tremor misterioso que afetou a região no começo do mês serviu de inspiração e mais motivação para a história.

"Queríamos trabalhar com essa ideia de que a marca era algo que estava em expansão e com relação a esse lance espacial, extraterrestre. Mas, tínhamos medo que fosse algo bobo. Quando saiu a história do tremor e toda a repercussão, vimos que a população ainda se importava com isso. Vimos que era algo a ser bem explorado", remete.

Tal fenômeno ocorreu no último dia 8, quando um tremor precedido de um forte estrondo foi sentido em várias cidades, como Bauru, Lençóis Paulista, Pederneiras, Boracéia e, principalmente, Agudos e Borebi. Várias hipóteses foram levantadas: terremoto, avião rompendo a barreira do som ou fenômeno atmosférico. Todas foram descartadas.

Com a divulgação do vídeo, a provável visita extraterrestre como motivo do fenômeno foi cotada entre os mais crédulos, todavia, agora, com a descoberta da história real, ela também passa a ser descartada. A causa mais provável para o estrondo foi apontada pelo astronauta bauruense Marcos Pontes. De acordo com ele, o fenômeno poderia ter sido ocasionado por um meteorito que explodiu ao entrar em contato com a atmosfera - o que explicaria a ausência de uma cratera no solo. A hipótese ganhou força por vários relatos da população de que haviam avistado um clarão no céu.

Até chefe foi enganado
Não foi somente a população que foi iludida com o vídeo do suposto OVNI. O próprio chefe da empresa que desenvolveu a campanha viral também "caiu na onda".

"Era algo meio sigiloso. Mandamos para algumas pessoas justamente para ver se elas nos reconheciam ou não. É engraçado que o nosso próprio chefe acabou sendo enganado. Sorte que aqui fazemos muitas brincadeiras e não houve maiores problemas com ele", conta André Angélico.

Segundo ele, foi exatamente nesse momento de enviar para algumas pessoas que o vídeo acabou "vazando" pela Internet. "Não achávamos que as pessoas repassariam com tanta facilidade e agilidade como foi. Somente queríamos testar para ver como seria a reação e se não seríamos descobertos. Ainda iríamos finalizar (o vídeo)".

Em relação ao frame passado aos 39 segundos, quando o OVNI desaparece e que foi decisivo para apontar que houve edição na filmagem, o design e editor afirma que foi um "presentinho". "Nossa intenção era justamente lançar uma caça ao tesouro. Era fazer com que as pessoas ficassem se perguntando se aquilo era real ou não e investigar. Assim, passariam para as outras. Tem mais alguns presentinhos lá que ainda ninguém descobriu", conta André, em tom tão misterioso quanto o vídeo polêmico.

Questionado sobre o fato ter sido visto por alguns como contravenção penal, artigo previsto em lei por incitar algum tipo de pânico coletivo, o autor não pensa nessa possibilidade. "Nossa ideia era apenas divulgar a marca e divertir os internautas. Nunca achávamos que teria essa repercussão".

Portanto, vídeo FALSO! Trata-se de um Marketing Viral. E você leitor? Já encontrou os outros "presentinhos" escondidos no vídeo? Assista novamente, investigue e poste nos comentários suas descobertas!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados e Textos Originais:
Rodovia Marechal Rondon
Canal de Henrique Barduco
TV TEM - Tremor de Terra em Bauru
TV TEM - Ufólogo se Pronuncia sobre o Vídeo
Jornal de Bauru
Atitude Media Box
E-Farsas
Fórum Aberto
Rede Bom Dia
JC Net
94FM

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cavaleiro do Apocalipse no Egito


Boa noite, leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

Antes de cada post que poderá ser bastante repercurtido ou polêmico, vejo uma necessidade de declarar algumas coisas e deixar algumas orientações iniciais, para que não tenhamos situações incômodas, como já aconteceram:

Este post não visa afirmar que existe ou não existe a manifestação bíblica que será mencionada, algo contraditório para mim mesmo, que sou religioso. Apenas irei apresentar se a NOTÍCIA é falsa ou verdadeira, nada mais. Dado o recado, vamos em frente!


Um vídeo polêmico está circulando no maior site de vídeos do mundo, o YOU TUBE. Trata-se das cenas de indignação dos egípcios com o governo, onde resultaram em guerra civil, caos e destruição. Mas o que mais chamou a atenção dos internautas foi uma imagem muito estranha no meio da confusão. Um notável "fantasma" em forma de um homem montado em um cavalo, passando entre as pessoas. Muitos dizem se tratar de um dos Quatro Cavaleiros do Apocalipse. Será que enfim conseguiram captar a imagem do fim dos tempos ou será mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Na noite de 4 de fevereiro de 2011, a rede de TV americana MSNBC mostrou as imagens de manifestantes na Praça Tahir, no centro do Cairo - Egito.

Em demonstração de descontentamento, as pessoas tiravam seus sapatos e os agitava em frente aos telões que exibiam o discurso do presidente, gesto considerado um insulto entre os árabes.

A multidão, que exigia a renúncia do presidente Hosni Mubarak, gritava "Abaixo Mubarak, saia, saia!" e "Vamos te enterrar debaixo da terra" enquanto ateava fogo em carros e em pneus.

Em meio a tantas explosões, uma cena chamou a atenção de vários religiosos (e de não religiosos também!): a certo momento da reportagem, um fantasma de um cavaleiro montado em seu cavalo aparece em frente às câmeras, para o espanto de todos!

Você duvida? Então, assista abaixo:


Repare no fantasma, aproximadamente em 1 minuto e 20 segundos da matéria!

Nesse outro vídeo, um close-up do fenômeno:


O acontecimento gerou assunto para vários e vários fóruns de discussão: Seria o fantasma um dos 4 Cavaleiros do Apocalipse?

Será que essa história é real?

Calma, amigos leitores, a história é FALSA! Não há fantasma algum nas imagens e creio que vocês já devem ter analisado a imagem e decifrado o que houve bem mais rápido do que imagino.

Perceba que os manifestantes não notaram a presença do Cavaleiro do Apocalipse no local. Isso mostra que o tal fantasma só se manifestou "dentro da câmera", ou seja, o Cavaleiro Fantasma só apareceu depois e não na hora em que estava sendo gravado!

Se o fantasma não foi visto na hora, talvez o cinegrafista também não o tenha visto, caso contrário, teria explorado ainda mais o fenômeno.

E, se o cinegrafista não percebeu a tal assombração, como explicar o enquadramento da aparição? Não se pode enquadrar o que não se pode ver...

Aparentemente, não houve nenhuma manipulação digital no filme. Tampouco foram feitas inserções de computação gráfica dentro do vídeo.

Mas então, o que aconteceu?

O que houve, na verdade, foi a captura do reflexo de uma das fogueiras na lente da câmera. Um fenômeno muito comum nos equipamentos ópticos.

Nos vídeos abaixo, podemos notar que os movimentos dos espíritos do cavalo e de seu cavaleiro são iguais às da fogueira acima:


E nesse video também podemos comparar o espírito com o fogo:



Há pouco tempo, publiquei aqui uma matéria que apresentava o mesmo fenômeno. Tratava-se do Fantasma da Estrada (foto acima). O fenômeno em questão é a PARALAXE. Uma mera ilusão de ótica que se projeta a frente do cenário por consequência de um reflexo ou uma sujeira, ou até mesmo um objeto desfocado em primeiro plano, como no caso da matéria do Homem de Quives.

Portanto, o fantasma é, na verdade, um reflexo da lente da câmera, criando o fenômeno da PARALAXE. Nada de Cavaleiro do Apocalipse!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados e Textos Originais:
MSNBC
MSNBC - Matéria Original
E-Farsas
Caçador de Mistérios - Fantasma na Estrada
Caçador de Mistérios - Homem de Quives
MSNBC 2

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novo Signo: Serpentário!


Boa noite, leitores do Caçador de Mistérios!
Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! E o que circula na rede é a notícia de que um novo signo foi criado entre Escorpião e Sagitário: Serpentário! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Mas, antes de começarmos a apresentar o que descobrimos, cabe aqui uma pequena observação antes de qualquer alvoroço:

Não estamos mostrando aqui se horóscopo funciona, se é real, se é farsa... Nada disso! Muitas pessoas acreditam e traçam suas vidas de acordo com que os astros dizem e isso é uma opção que elas optaram.

Há empresários americanos, por exemplo, que tomam decisões em suas empresas baseando-se no que dizem os horóscopos. Tanto que o site da revista americana Inc. possui uma seção de horóscopo só para empreendedores!

Não cabe ao Caçador de Mistérios (nesse momento!) discutir se a crença de cada um é certa ou errada. Estamos pesquisando aqui se a NOTÍCIA é verdadeira ou falsa!

Dito isso, vamos às pesquisas:

Essa história da existência de mais um signo começou a circular na primeira quinzena de janeiro de 2011. Jornais de língua inglesa, como o The Huffington Post e o Time NewsFeed publicaram uma notícia afirmando que "...astrônomos do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês."

E ainda, com essa notícia bombástica, surgiu também a história de que, como o alinhamento das estrelas mudou, os signos também teriam que mudar! Para isso, viu-se a necessidade de se criar um novo signo – o Serpentário(Ophiuchus) – e ele se encaixaria entre os signos de Escorpião e Sagitário.

Acontece que a notícia não é de toda real. Na verdade, a afirmação não foi bem essa!

De acordo com o TechnoLog, a notícia originou de um artigo postado no dia 10 de janeiro pelo Star-Tribune e, logo em seguida, a NBC KARE deu uma modificada no texto.

No artigo original do Star-Tribune, foi citado apenas o astrônomo Parke Kunkle, um membro do conselho de administração da sociedade de astrônomos de Minnesota. Segundo o texto, Parke observou que milhares de anos de atração gravitacional da lua tem tirado a Terra do seu eixo, o que significa que as estrelas que vemos hoje não são as mesmas que as estrelas como os babilônios as viram.

"Quando (os astrólogos) dizem que o Sol está em Peixes, não está realmente em Peixes", disse Kunkle ao Star-Tribune.

Já, na notícia postada pelo Time NewsFeed e pelo The Huffington Post o trecho do texto aparece como:

"...Os astrônomos do Planetário de Minnesota descobriram que por causa da atração gravitacional da Lua sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês."

O site apresentou, inclusive, como deveria ficar o novo zodíaco:

Capricórnio: 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro;
Aquário: 16 de Fevereiro a 11 de Março;
Peixes: 11 de Março a 18 de Abril;
Áries: 18 de Abril a 13 de Maio;
Touro: 13 de Maio a 21 de Junho;
Gêmeos: 21 de Junho a 20 de Julho;
Câncer: 20 de Julho a 10 de Agosto;
Leão: 10 de Agosto a 16 de Setembro;
Virgem: 16 de Setembro a 30 de Outubro;
Libra: 30 de Outubro a 23 de Novembro;
Escorpião: 23 a 29 de Novembro;
Serpentário: 29 de Novembro a 17 de Dezembro;
Sagitário: 17 de Dezembro a 20 de Janeiro.

Sendo que, na ordem dos signos seria: Áries/Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer/Caranguejo, Leão, Virgem, Libra/Balança, Escorpião, Serpentário/Serpente, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

No site do Planetário de Minnesota há um link apontado para a reportagem "correta" e não há nenhuma menção ao novo zodíaco!


Reprodução: www.mplanetarium.org

O fato é que a notícia original mostrava apenas a opinião de apenas um astrônomo enquanto que os demais jornais citados acima davam a notícia como sendo afirmada por vários astrônomos.

Essa pequena alteração no texto já foi o suficiente para desencadear uma série de notícias desencontradas sobre a suposta criação do novo signo e às mudanças dos signos.

No Twitter, a expressão "new zodiac" ficou entre os Trending Topics – ferramenta que demonstra os assuntos mais relevantes do microblog – por várias horas.

E então? Muda o meu signo ou não muda?

Nada muda! O seu signo continua o mesmo!

O site especializado em astrologia, Planet Waves, explica que há 2 tipos de zodíacos: o chamado "Zodíaco Sideral" e o "Zodíaco Trópico".

Em entrevista ao portal IG, o vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, afirma: "Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo. Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde ao início de Áries".

E ainda, Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, comenta na mesma matéria do IG.
"A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte".

Em outra entrevista feita pelo International Businnes Times o astrólogo Eric Francisco afirma que essa é uma velha polêmica entre astrólogos e astrônomos. "Este é um hoax antigo. Historicamente, Ophiuchus nunca foi listada como uma constelação do zodíaco sideral".

Para quem quiser saber mais sobre astrologia, recomendamos esse texto de Marcelo Deldebbio.

Teve até quem apostou numa possível mudança no antigo anime Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), onde o personagem mais cotado para assumir a nova armadura de ouro de Serpente ou Serpentário seria, é claro, Shina - mas tudo de brincadeira:

Portanto, uma coisa é astrologia. Outra coisa é astronomia. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O seu signo não vai mudar.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados e Textos Originais:
Revista Americana Inc.
The Huffington Post
Time NewsFeed
TechnoLog
MPlanetarium
E-Farsas
Star-Tribune
NBC Kare
Planetário de Minnesota
Planet Waves
Portal IG
International Businnes Times
Marcelo Deldebbio
Papo de Empreendedor

Flex Empresarial Serviços de Distribuição S/A


Boa noite, amigos do Caçador de Mistérios!

Boas vindas a Pedro Lecci, Priscilla Caren e "Nova Era da Ufologia" - os novos Seguidores da Família do Caçador de Mistérios! Um grande abraço a todos!

Este post será dedicado aos Falsos E-mail's, que circulam na internet e são um tormento para os internautas. Muitas pessoas ainda possuem dúvidas e acabam caindo neste golpe, clicando em algum link que o falso e-mail sugere. Inclusive, o famoso convite para participar de alguma edição do Big Brother Brasil! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Recentemente, recebi um e-mail que dizia o seguinte:

Contato@email.com.br

Prezado(a). (SEU E-MAIL)

Conforme combinado o Dinheiro foi depositado nesta respectiva data, 17/01/2011
Favor conferir o anexo com o valor e os dados da conta.

ANEXO:Comprovante-00076483.PDF

Obrigado,
Rafael Moura.

Dpto. Financeiro

ATT: Flex Empresarial Serviços de Distribuição S/A
Contato: Financeiro@emrpesarial.com.br
CNPJ: 43214055000107 Inscrição Estadual: 702.513460.00-75


Para verificar se as informações sobre a empresa estavam corretas, coloquei o número do CNPJ para consulta no site da Receita Federal. Como era de se esperar, as informações não bateram. A Razão Social que surgiu foi MARTINS COMÉRCIO E SERVICOS DE DISTRIBUIÇÃO S/A! Bem diferente da nome da empresa que aparace no e-mail, não é mesmo?

Abaixo, o falso comprovante de depósito que aparecerá no link que você clicar no e-mail. Enquanto você estiver inocentemente lendo o comprovante, o vírus será instalado em sua máquina:

Pessoas acostumadas à internet não costumam cair neste golpe, porém ainda há aqueles que não percebem a malícia destes e-mails e acabam clicando no link, muitas vezes por pura curiosidade.

Na dúvida entre em contato com a empresa contida no e-mail via telefone (SAC), a fim de esclarecer a procedência do conteúdo da mensagem.

Abaixo, os e-mail's que já divulgaram pela internet (com legenda embaixo), angariando muitos usuários vítimas de vírus e spywares:



Neste e-mail, sugerem uma atualização de segurança.



Este acima é um convite individual para se escrever no Big Brother Brasil 9.


O pior dos golpes: quando enviam um Comunicado de Cobrança de uma suposta "pendência", ameaçando incluir seu nome no cadastro de inadimplentes. Normalmente, os valores são altos e a pessoa desavisada e cheia de receios poderá depositar as quantias apresentadas.


Neste, o criador do e-mail incita o usuário a clicar num link para saber quem enviou uma suposta encomenda anônima.


Aqui, o que impera é a curiosidade, onde o usuário será convidado a clicar em um link para obter "Imagens Inéditas", sobre uma reportagem. A matéria deste e-mail é relativa à queda do Airbus da Air France, onde tentaram até clonar o logotipo do G1.


Essa é demais! Luciano Huck convidando VOCÊ a participar do programa global "Caldeirão do Huck". O link com vírus teria um falso convite.


Este diz que Silvio Santos foi assassinado! O link com vírus diz ter um vídeo sobre a reportagem.


Neste, o falso Tribunal Superior Eleitoral informa que seu CPF apresentou uma irregularidade, motivando o cancelamento do mesmo e do Título Eleitoral! Para poder saber como proceder para regularizar a situação, o usuário é convidado a clicar no link do suposto "Regulamento". Ainda diz que se não conseguir, deve clicar em outro link mais abaixo, ou seja, dois vírus embutidos em um só e-mail!


Outra notificação de pendência, só que agora, pela empresa Visa. O valor ultrapassa R$500. O telefone apresentado (11 3797-5928) pertence à quadrilha estelionatária, onde simularão o atendimento ao cliente e indicarão uma conta bancária para depositar a quantia. A conta pertence à própria quadrilha.

Outro alerta que deixo neste post é sobre e-mail's de apelo emocional ou psicológico. Sobretudo os de "crianças desaparecidas".

É verdade que muitos casos foram verídicos, porém, já solucionados. O problema é que eles continuam a circular pelas caixas de mensagens, onde se tornam alvo de vírus e spammer's. É o caso da menina BIA (foto abaixo), que foi sequestrada na praia de Maresias/SP. Ela já foi resgatada e convive com os pais, mas os e-mail continuam a circular, inclusive, com vírus e com textos alterados até em Portugal:

Ou da menina Maria Cecília (foto abaixo), que já retornou ao convívio da mãe. Sua imagem até se encontra na barra lateral do blog:

O site que possui informações sobre estas crianças apresentadas em e-mail's é Marília Segura.

Muitas pessoas ficam desesperadas com estas notícias e se tornam vítimas fáceis.

Porém, caso o leitor venha a receber mensagens deste gênero, pode apagá-las sem remorsos. Muitos destes e-mail's de teor semelhante são falsos. Se as pessoas repararem, há muita informação em falta, que acaba tornando falsa a informação.

Alguns pontos que devemos observar:

- A idade e altura da criança; e
- Eventualmente alguns sinais físicos;
- Data e local do desaparecimento, bem como as suas circunstâncias;
- A descrição da roupa que vestia na ocasião.

Além do que, devemos atentar ainda para a foto que foi colocada na divulgação. Ela poderá conter traços que se contradizem com a notícia.

Igualmente falsos são os pedidos de sangue raro.

Os autores deste tipo de mensagem podem ter três objetivos:

1) Contatos Valiosos.
Uma mensagem ao ser reenviada, vai permitir que o seu autor tenha acesso à lista completa de contatos para onde o e-mail foi reenviado. Esses contatos valem ouro! São originais e não estão em nenhuma base de dados. O autor da mensagem vai poder utilizá-los, ou até vendê-los para ações de spam (publicidade não desejada), que neste momento representam cerca de 80% de todo o correio eletrônico.

2)Obtenção de dados.
O segundo objetivo também está relacionado com a obtenção de contatos, mas atua de uma forma diferente. É utilizado quase como se fosse um vírus. Ao serem recebidos, mesmo que não sejam reenviados, entram nos computadores e recolhem o máximo de contatos com o objetivo de entupir as redes. Na posse desses endereços, os hackers (piratas virtuais) ficam em posição de chantagear grandes empresas. Ou lhes dão grandes quantias em dinheiro ou entopem os servidores de e-mail, causando-lhes grandes transtornos, por exemplo. Assim, como passam os e-mail's das crianças desaparecidas, também passam falsas informações de promoções.

Um deles informava que a Nokia oferecia telefones a quem reenviasse o e-mail para muitas pessoas, devido a uma campanha de marketing. A última a ser enviada seria para a Nokia. Na posse das bases de dados, os hackers ameaçam as empresas, que , ou pagam, recebem milhões de mensagens de anônimos pedindo telefones celulares, fazendo com que o servidor entupa. Quando falo de quantias chantageadas, estou me referindo a valores que rondam os 100 mil dólares e muitas vezes as empresas acabam por ceder. E por detrás destas negociatas tanto pode estar um hacker que atua sozinho ou grupos organizados que se dedicam só a isso. Uma situação que ocorre todos os dias no mundo inteiro e que permite que se ganhem verdadeiras fortunas.

3)Competição de Redes.
Os hackers ainda conseguem uma terceira vantagem, que está relacionada com a competição entre as inúmeras redes que atuam na internet. Explicando de uma forma simples, pode se dizer que ao fazer uma pesquisa num motor de busca, ela pode seguir várias redes, ou vários caminhos até chegar ao resultado final.

Essas redes pertencem a empresas que obviamente ganham dinheiro quando estão sendo utilizadas, tal como uma operadora telefônica, por exemplo. Ao entupir uma rede com milhões de e-mail's, isso vai fazer com que o motor de busca opte por escolher outra, menos congestionada mas, cuja empresa exploradora vai lucrar com a sua utilização.

Quanto às fotografias das crianças, é simples. Vão buscá-las em sites como o "My Space" ou "Hi5" e fazem o texto em várias línguas para todo o mundo. Nestes sites de relacionamentos tem tudo e isto é perigosíssimo. Os sites possuem informações pessoais e fotografias genuínas, muito procuradas pelas hackers. Deve evitar ao máximo estes falsos e-mail's, pois não temos um controle total dos nossos dados, sem contar que muitos dos vírus instalados, copiam e enviam tudo o que acessamos e digitamos, inclusive senhas de banco. Está dado o recado!

Portanto, apaguem email's sobre crianças desaparecidas, cobranças, cancelamentos, intimações, notificações, encomendas, "fotos inéditas", link para vídeos, "surpresas", convites, anexos, prêmios e grandes quantias de bancos e de milionários estrangeiros, depósitos em sua conta, etc. São FALSOS e só vão prejudicar seu PC e no pior, sua vida!

Disponibilizo abaixo um site que possui em seu banco de dados remetentes falsos, para que você verifique se a mensagem é legítima ou não:
E-mail Falso.com

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados:
Marília Segura
E-mail Falso

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

OVNI de Jerusalém


Muito boa noite amigos do Caçador de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

E iniciamos o artigo de hoje desejando boas vindas aos novos Seguidores: Girsllife_group, Fláviaaa Muchiutti, Daiana Campos, Summer Mitsuki, Mário Medina, Larissa Karin, Zanza, Sarah, Emo Panda, Alessandro L. Urzedo, Hanna, Kai[...], Jenny, Faabi, Pamela Dal' Alva e Enio! Nossa, quantos novos irmãos da família do Caçador, hein?

Hoje tem vídeo polêmico no blog! Sensação nos últimos 10 dias na rede!

Com a colaboração de um comentarista Anônimo, o Caçador de Mistérios soube de um intrigante vídeo que anda sendo divulgado em toda a mídia, começando pelo site You Tube. Já virou tema de discussão no Facebook, no Twitter, nos blogs, sites e jornais de todo o mundo. Trata-se de uma gravação de um suposto OVNI sobrevoando o Templo da Rocha na cidade de Jerusalém.

O mais intrigante disso tudo é que a cena foi registrada por três pessoas diferentes em ângulos diferentes, incrivelmente com o mesmo sincronismo! Estamos diante de um caso inusitado de algo além de nós ou será uma das mais bem feitas farsas da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Antes de iniciar o assunto, quero deixar claro algumas coisas que estão sendo mal interpretadas por algumas pessoas um pouco precipitadas e ansiosas na leitura de alguns posts.

1 - Não trato a Ufologia com "certo desdém", como já comentaram por aqui. Também sei muito bem que os estudiosos do assunto TAMBÉM se chamam Ufólogos. O caso é que muitas pessoas que dizem estudar e ser adepto da Ufologia mal sabem que existem outros termos sobre o estudo e os estudiosos. Eu poderia ainda corretamente empregar os termos Ovnilogia, Ovnilogistas, Ovinólogos e é claro, Ufologistas.

2 - Eu sou um "pensador" sobre a Ufologia, ou como preferirem, um adepto da Ufologia, embora muitos radicalistas e conservadores religiosos possam me criticar. Pois bem, um ex-representante da Igreja Católica, Monsenhor Corrado Balducci (falecido em 20/09/2008) foi um ardoroso defensor da existência de vida extraterrestre inteligente visitando a Terra. Ele era amigo íntimo do Papa João Paulo II, respeitado e admirado em todo o mundo católico. Era considerado um dos exorcistas oficiais da Santa Sé. Em uma de suas afirmações num congresso de ufologia disse: "É real a possibilidade de que outras criaturas inteligentes vivam na imensidão do espaço". Para ele, tal existência seria um sinal inequívoco da Glória de Deus. E disse ainda: "A Bíblia não se refere diretamente aos ET's, mas também não os exclui. A realidade dos UFOS é muito provável no infinito mistério da criação."

O caso é que aqui, eu apresento imagens e vídeos que tentam ridicularizar a Ufologia e enganar os companheiros Ufólogos, que infelizmente, depois são alvo de zombarias em sites totalmente céticos e sem conhecimento no assunto. Simplesmente isso.

Agora, como aqui no blog existem centenas de leitores com opiniões diferentes com relação ao assunto em questão, deixo claro que não estou indo contra suas conclusões, apenas mostrando o que é real e o que é falso. Tudo bem?

Então vamos lá, porque esta caso é estranho demais!

No dia 28 de janeiro de 2011, três vídeos começaram a circular na internet. Todos mostravam um ponto luminoso - de diferentes ângulos – que estava sobrevoando o Domo da Rocha, em Jerusalém (Israel).

Mas o que é o Templo ou Domo da Rocha?

Templo da Rocha, Cúpula da Rocha ou Domo da Rocha é um dos nomes atribuídos aos alicerces em que estão apoiadas as fundações localizadas no subsolo da Mesquita de Omar, em Jerusalém, Israel. Segundo as estimativas de historiadores mais minuciosos, sob essas fundações existe uma "rocha sagrada", localizada exatamente sob a cúpula da mesquita de Omar. Ou seja, no cume de um altiplano denominado Monte Moriah existe uma construção que inscreve um altar usado em sacrifícios.

Além do interesse religioso, a vistosa cúpula toda dourada é parte integrante da paisagem de Jerusalém e patrimônio da humanidade reconhecido pela UNESCO como interesse histórico, turístico e arquitetônico.

O edifício é um santuário que guarnece o altar de sacrifícios usado por Abraão, Jacó e outros profetas que introduziram o ritual nos cultos judaicos. Davi e Salomão também consideraram o local sagrado, onde mais tarde enquanto altar, a Cúpula da Rocha teria sido o lugar de partida da Al Miraaj (viagem aos céus realizada pelo profeta Maomé) permanece hoje como um templo da fé islâmica.

A Cúpula da Rocha recebeu esse outro nome devido à grande rocha circunscrita a ela que foi usada em sacrifícios — atualmente protegida no interior da Mesquita de Omar — e constitui uma das razões pelas quais a cidade de Jerusalém é considerada Cidade Santa por várias religiões.

Segundo a tradição judaica, foi nessa rocha que Abraão preparou o sacrifício do seu filho Isaac a Deus e onde, mil anos antes de Cristo, o rei Salomão construiu o primeiro templo.

Atualmente, servindo também de visitação a diversos peregrinos, o Templo da Rocha conta com o auxílio da internet, onde possui um site próprio para informações sobre o local e contato com internautas.

Justamente neste local sagrado foi que pairou a suposta luz estranha que está circulando na rede. É claro, antes mesmo dos veículos de informação averiguarem as imagens, o assunto se espalhou e recebeu diversas interpretações e especulações, entre as quais:

- Seriam "visitantes" alienígenas à Cúpula, onde escondem algo muito maior;
- Seriam máquinas espiãs tentando coletar informações do local, devido à sua alta segurança;
- Seria um sinal dos céus ou até mesmo um "anjo" pairando sobre o local sagrado;
- Seria um dos sinais do Apocalipse, entre outros.

Um dos intrigantes vídeos, que você pode assistir abaixo, já teve mais de um milhão de visualizações:

Note que o OVNI desce em direção ao Domo ou Templo da Rocha e em seguida, após um flash, sobe rapidamente a uma inacreditável altura, para espanto dos turistas.

O segundo vídeo, com uma resolução um pouco melhor, teve mais de 1 milhão e 200 mil exibições:

A repercussão dos vídeos foi enorme na internet! O Google nos retorna mais de 4 milhões de resultados para a pesquisa "UFO Jerusalém".

Sites importantes como o da Fox News, The Sun e o Daily Mail deram a noticia, aumentando ainda mais a curiosidade dos internautas.

Outros fatores que ajudaram na disseminação da notícia:

- O avistamento foi filmado por mais de uma pessoa, de vários ângulos e em várias resoluções;
- O OVNI foi visto em Jerusalém, uma terra considerada sagrada para pelo menos três das principais religiões do planeta.

Análises Superficiais
Em minhas análises, que entraram em acordo com as demais realizadas por sites diferentes levei em consideração alguns detalhes que me deixavam meio incrédulo ao vídeo:

- Por que pessoas de diversos ângulos coincidentemente no mesmo dia iriam estar num local com vista da cidade às 1h ou 2h da madrugada?

- Tudo bem que pelo ângulo de visão, era uma vista privilegiada à noite, mas para que levassem câmeras, filmando logo o Templo da Rocha, parecia muito que já sabiam o que ia acontecer;

- Em dois dos vídeos, a suposta nave emite uma luminosidade no momento em que dispara para o alto, quanto que nos demais vídeos isso não acontece;

- As lâmpadas da cidade estavam imóveis e não emitiam a mesma intensidade que a suposta nave, nem exerciam influência na câmera, assim como a nave exercia;

- No vídeo que mostra a cidade bem de perto, parece que a suposta cinegrafista não percebeu que havia uma imensa luz sobre o Templo, filmando apenas o teto do local até aparecer a suposta nave. E mesmo quendo a luz disparou para o alto, ela não filmou o trajeto... Ou não poderia filmar o trajeto? Ou melhor: NÃO PODERIA LEVANTAR A IMAGEM ACIMA DO TEMPLO DA LUZ!

- Na imagem que mostra um homem filmando do celular, o vídeo apresenta muitos erros grosseiros de perspectiva. O homem com celular e parte do corpo do cinegrafista parecem sincronizar os movimentos de "tremer", quanto que o fundo permanece imóvel, estável e incrivelmente com cores mais vivas do que o restante da cena.

Mas então, os vídeos são reais?
Os vídeos são falsos! Trata-se de mais um hoax, mais um viral da web!

O portal Gizmodo mostra um vídeo onde podemos ver uma montagem dos três filmes onde foram sincronizados os três ângulos diferentes.

Perceba que quando colocados "lado a lado", os pontos luminosos são assíncronos.

DECIFRANDO OS VÍDEOS:
O segundo vídeo é, na verdade, uma montagem sobre uma foto! Isso mesmo, o vídeo é um ponto luminoso colocado sobre uma foto copiada do Wikipédia.

Compare abaixo e veja que as luzes da cidade estão todas estáticas, enquanto que apenas a luz do OVNI se mexe:

Confira a imagem original abaixo:

Fonte: Wikipedia

Utilizando-se o zoom para aproximar a imagem, notamos que o filme foi filmado de uma TV de LCD. Veja agora o derradeiro conteúdo que coloca um final em toda esta estória:

Tradução do vídeo acima:

"Ao estabilizar o vídeo, a primeira coisa que você nota é a falta de luzes, luzes em movimento, ou luzes cintilantes. Exceto para o UFO. Isso é porque não é um vídeo, é apenas uma figura! É muito mais fácil adicionar fakes para fotos que para vídeos.

Agora atente quando a câmera dá o zoom dentro. Percebeu isso? Vê todas as linhas? Todos os quadrados? As linhas são as pequenas lacunas que existem em cada pixel quadrado de um LCD ou um monitor de computador.

Se você tem uma visão da tela LCD, olhe-a de perto. Se não, aqui é uma comparação da ATS na minha tela LCD. Imagem em linha reta a partir do vídeo.

Assim, todo o vídeo foi filmado olhando para uma tela de LCD.

Mas por que a câmera parece que estava procurando alguma coisa? Por que a câmera balança tanto? Para fazer você pensar que o vídeo era real. Para adicionar o efeito dramático. E enganou você.

E quanto a todas aquelas pessoas que se ouve no fundo? Todas aquelas pessoas olhando para uma tela de LDC? Não. Os sons se uniam a partir de fontes diferentes para o efeito lhe fazer acreditar que havia testemunhas. Não havia nada! Ouça atentamente o áudio. A mudança imediata do som? Encontraremos nove pontos, com efeitos sonoros completamente diferentes, mas foram exageradamente cortados e esmagado junto.

Devemos mencionar também os flashes. O primeiro vídeo tinha falsos flashes e o segundo flashes falsos (ironizando mesmo). Mas o que aconteceu com os flashes falsos sobre o terceiro vídeo? É uma farsa!"


O membro do You Tube HoaxKiller1 fez diversas análises nos vídeos. Veja abaixo algumas provas da manipulação do filme:

Mais um detalhe desse filminho é que, diferente da "vida real", o fundo se move juntamente com o elemento mais próximo da câmera, ou seja, o efeito de perspectiva.

O blog do Gustavo Roberto apresenta uma ferramenta que ajuda na análise de possíveis manipulações nas imagens.

Vale ressaltar que não foram usadas apenas técnicas de manipulação de imagens. Todo o áudio dos vídeos foi MANIPULADO! Vários sons foram acrescentados, dando um tom mais alarmista e assustador às cenas, como um TRADICIONAL HOAX.

QUARTO VÍDEO SOBRE OVNIS NO TEMPLO DA ROCHA
Na segunda-feira (07/02/2011), outro vídeo foi postado no You Tube, o quarto, igualmente forjado, confirmando a possibilidade de uma literal "série" viral em andamento. Assista-o abaixo:

Investigando um pouco mais a fundo, percebe-se que talvez o "pré-lançamento" ou algum dos testes iniciais tenha tido origem ainda em dezembro. Encontrei este vídeo, inserido pelo usuário no dia 21, diurno e com a presença de um UFO fortuito claramente digitalizado no mesmo local:


Portanto, os filmes são FALSOS! São apenas manipulações digitais e um HOAX com defeitos, porém com boa divulgação. Esta talvez tenha sido a mais mais perfeita montagem de hoax, tirando os erros de perspectivas. Boa sincronização, mas notáveis erros de FRAUDE!

Evitando Embaraços e Constrangimentos devido aos HOAX
Há uma grande diferença, incomensurável, entre imagens que possuem fontes, autores detectáveis, endereços de contato disponíveis, a disponibilização das filmagens originais - direto da câmera, imprescindíveis - e conteúdos de sites de vídeos ufológicos, onde vale tudo e absolutamente nada se informa.

Notavelmente, as pessoas não se conscientizam das armadilhas e situações constrangedoras que acabam adentrando, acreditando no que circula por aí sem o mínimo senso investigativo ou ao menos um pouquinho de boa vontade para averiguar informações confiáveis.

Amigos, isto é o que visa o Caçador de Mistérios. Não ser um site de um coletor de informações verídicas e testadas, mas preparar cada leitor para que não caia em armadilhas na internet. A preocupação não foca em ser enganado por um vídeo amador, mas correr o risco de ser enganado com algo muito mais perigoso ou prejudicial.

O que custa, afinal, realizar uma pequena investigação antes de simplesmente crer e passar adiante essas coisas? Ora, se fazem parte da família do Caçador, devem apurar seus sentidos investigativos e analisar detalhe por detalhe antes de divulgar a todos os amigos e parentes. Fazendo isso, já estarão um passo à frente da mídia sensacionalista e sedenta por IBOPE.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!


Sites Pesquisados e Textos Originais:
Fox News
The Sun
Daily Mail
Gizmodo
E-Farsas
Foto Original
Discovery News
Prova Final
Wikipédia
The Temple Institute
UFO
Google Analytics Alternative