BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novo Signo: Serpentário!


Boa noite, leitores do Caçador de Mistérios!
Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet! E o que circula na rede é a notícia de que um novo signo foi criado entre Escorpião e Sagitário: Serpentário! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Mas, antes de começarmos a apresentar o que descobrimos, cabe aqui uma pequena observação antes de qualquer alvoroço:

Não estamos mostrando aqui se horóscopo funciona, se é real, se é farsa... Nada disso! Muitas pessoas acreditam e traçam suas vidas de acordo com que os astros dizem e isso é uma opção que elas optaram.

Há empresários americanos, por exemplo, que tomam decisões em suas empresas baseando-se no que dizem os horóscopos. Tanto que o site da revista americana Inc. possui uma seção de horóscopo só para empreendedores!

Não cabe ao Caçador de Mistérios (nesse momento!) discutir se a crença de cada um é certa ou errada. Estamos pesquisando aqui se a NOTÍCIA é verdadeira ou falsa!

Dito isso, vamos às pesquisas:

Essa história da existência de mais um signo começou a circular na primeira quinzena de janeiro de 2011. Jornais de língua inglesa, como o The Huffington Post e o Time NewsFeed publicaram uma notícia afirmando que "...astrônomos do Planetário de Minnesota, nos Estados Unidos, descobriram que, por causa da atração gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês."

E ainda, com essa notícia bombástica, surgiu também a história de que, como o alinhamento das estrelas mudou, os signos também teriam que mudar! Para isso, viu-se a necessidade de se criar um novo signo – o Serpentário(Ophiuchus) – e ele se encaixaria entre os signos de Escorpião e Sagitário.

Acontece que a notícia não é de toda real. Na verdade, a afirmação não foi bem essa!

De acordo com o TechnoLog, a notícia originou de um artigo postado no dia 10 de janeiro pelo Star-Tribune e, logo em seguida, a NBC KARE deu uma modificada no texto.

No artigo original do Star-Tribune, foi citado apenas o astrônomo Parke Kunkle, um membro do conselho de administração da sociedade de astrônomos de Minnesota. Segundo o texto, Parke observou que milhares de anos de atração gravitacional da lua tem tirado a Terra do seu eixo, o que significa que as estrelas que vemos hoje não são as mesmas que as estrelas como os babilônios as viram.

"Quando (os astrólogos) dizem que o Sol está em Peixes, não está realmente em Peixes", disse Kunkle ao Star-Tribune.

Já, na notícia postada pelo Time NewsFeed e pelo The Huffington Post o trecho do texto aparece como:

"...Os astrônomos do Planetário de Minnesota descobriram que por causa da atração gravitacional da Lua sobre a Terra, o alinhamento das estrelas foi empurrado por cerca de um mês."

O site apresentou, inclusive, como deveria ficar o novo zodíaco:

Capricórnio: 20 de Janeiro a 16 de Fevereiro;
Aquário: 16 de Fevereiro a 11 de Março;
Peixes: 11 de Março a 18 de Abril;
Áries: 18 de Abril a 13 de Maio;
Touro: 13 de Maio a 21 de Junho;
Gêmeos: 21 de Junho a 20 de Julho;
Câncer: 20 de Julho a 10 de Agosto;
Leão: 10 de Agosto a 16 de Setembro;
Virgem: 16 de Setembro a 30 de Outubro;
Libra: 30 de Outubro a 23 de Novembro;
Escorpião: 23 a 29 de Novembro;
Serpentário: 29 de Novembro a 17 de Dezembro;
Sagitário: 17 de Dezembro a 20 de Janeiro.

Sendo que, na ordem dos signos seria: Áries/Carneiro, Touro, Gêmeos, Câncer/Caranguejo, Leão, Virgem, Libra/Balança, Escorpião, Serpentário/Serpente, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

No site do Planetário de Minnesota há um link apontado para a reportagem "correta" e não há nenhuma menção ao novo zodíaco!


Reprodução: www.mplanetarium.org

O fato é que a notícia original mostrava apenas a opinião de apenas um astrônomo enquanto que os demais jornais citados acima davam a notícia como sendo afirmada por vários astrônomos.

Essa pequena alteração no texto já foi o suficiente para desencadear uma série de notícias desencontradas sobre a suposta criação do novo signo e às mudanças dos signos.

No Twitter, a expressão "new zodiac" ficou entre os Trending Topics – ferramenta que demonstra os assuntos mais relevantes do microblog – por várias horas.

E então? Muda o meu signo ou não muda?

Nada muda! O seu signo continua o mesmo!

O site especializado em astrologia, Planet Waves, explica que há 2 tipos de zodíacos: o chamado "Zodíaco Sideral" e o "Zodíaco Trópico".

Em entrevista ao portal IG, o vice-presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, Amauri Magagna, afirma: "Este ‘novo zodíaco’ que o astrônomo propõe não tem nada de novo. Ele é chamado pelos astrólogos de ‘zodíaco sideral’ e se baseia nas constelações e na precessão dos equinócios. O zodíaco que usamos é o ‘zodíaco trópico’, e se baseia, astronomicamente falando, nos pontos em que a trajetória do Sol cruza a linha do equador ou, falando de outra forma, se baseia nas estações do ano, onde o início da Primavera no hemisfério norte (Outono no hemisfério sul) corresponde ao início de Áries".

E ainda, Antonio Facciollo Neto, presidente do Sindicato dos Astrólogos do Estado de São Paulo, comenta na mesma matéria do IG.
"A noção que a astrologia tem de zodíaco não tem nada a ver com a que a astronomia tem. O zodíaco da astrologia tem a ver com o ciclo vital. Começamos sempre a contagem no começo da primavera do hemisfério norte".

Em outra entrevista feita pelo International Businnes Times o astrólogo Eric Francisco afirma que essa é uma velha polêmica entre astrólogos e astrônomos. "Este é um hoax antigo. Historicamente, Ophiuchus nunca foi listada como uma constelação do zodíaco sideral".

Para quem quiser saber mais sobre astrologia, recomendamos esse texto de Marcelo Deldebbio.

Teve até quem apostou numa possível mudança no antigo anime Saint Seiya (Cavaleiros do Zodíaco), onde o personagem mais cotado para assumir a nova armadura de ouro de Serpente ou Serpentário seria, é claro, Shina - mas tudo de brincadeira:

Portanto, uma coisa é astrologia. Outra coisa é astronomia. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. O seu signo não vai mudar.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até vocês, estimados Seguidores e Leitores, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem! Lembrem-se: o próximo assunto pode ser a sua dúvida!

Sites Pesquisados e Textos Originais:
Revista Americana Inc.
The Huffington Post
Time NewsFeed
TechnoLog
MPlanetarium
E-Farsas
Star-Tribune
NBC Kare
Planetário de Minnesota
Planet Waves
Portal IG
International Businnes Times
Marcelo Deldebbio
Papo de Empreendedor

3 comentários:

  1. Ótima escolha! Realmente este assunto anda dando pano pra manga, embora eu nunca tenha dado créditos para esse tipo de coisa. Já não acredito muito em signo, quem dirá acreditar que existiria outro, e que todos os outros "mudariam de lugar". Na minha opinião, muito bem esclarecido o assunto. Tenha um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. As pessoas devem abrir a mente para novas teorias. Leiam meu livro CONHEÇA A ASTROLOGIA PARA MELHOR SE CONHECER publicado pela Editora Baraúna e vocês entenderão a diferença entre signo e constelação, acabando de uma vez por todas com suas dúvidas. Nele, lanço uma nova teoria sobre o zodíaco como sendo o próprio campo magnético terrestre originado na formação da Terra e imutável. Na realidade, Serpentário não é um signo e sim uma constelação que está entre Escorpião e Sagitário atualmente. Na formação da Terra se existiu sua influência ele foi incorporada às de Escorpião e Sagitário, ou então ela estava fora da eclíptica (caminho do Sol).
    Pedro Cabral Cavalcanti – pcabralcavalcanti@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. UFAAAAAAAAAAAAAAAAaa

    E a Shina não foi bem escolhida rsrs ela já é a cavaleira de Ophiuchus, representada por essa mesma constelação, mas como "ganhou" essa repercução, colocaram ela no meio dos 12 dourados. É curto o anime rsrs

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative