BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

O Porsche Dourado


Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Boas vindas a todos os Caçadores de Mistérios que visitam esta página.

Depois do Carro feito de peças de Lego, já publicado aqui no Caçador de Mistérios, agora surge um Porsche Dourado! Será mais uma demonstração de cobiça ter um carro dourado ou só mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Ter um Porsche na garagem não é para qualquer um. Ter um modelo que não emite nenhum grama de CO2 na atmosfera então, é um privilégio que apenas o artista plástico austríaco Hannes Langeder tem (foto acima). Junto com alguns amigos, Langeder decidiu criar um modelo do Porsche GT3 RS tradicional, com direito a carroceria dourada e tudo. A diferença é que no lugar do motor tradicional, a fonte de propulsão do carro seria uma bicicleta adaptada no seu interior.

Isso mesmo, uma BICICLETA!

Assim, depois de dois anos e meio de trabalho árduo, dezenas de tubos de plástico, rolos de fita adesiva, borracha e papel-alumínio, Langeder finalmente realizou seu sonho de dirigir um carro totalmente sustentável. O GT3 Ferdinand RSX só chega aos 5km/h, mas faz o maior sucesso por onde passa. Tanto que está em exposição no Museu de Arte de Linz, na Áustria. Mas para seus criadores, mais do que uma obra de arte, o carro é um protesto por um modelo de transportes menos agressivos ao planeta.

“Eu queria ter uma visão positiva do futuro dos transportes em relação ao meio ambiente”, disse Langeder. “A construção básica é feito de aço, a carroceria é feita de tubos de plástico PVC usados para instalações elétricas, tiras de plástico e outros tipos de fitas. A pintura exterior é realmente fita dourada”, explicou. O “carro” pesa apenas 99,6 quilos e não tem motores, apenas dois pedais: um do motorista e um para o carona, que pode dar uma forcinha enquanto aproveita o passeio.

Veja abaixo um vídeo do YouTube em High Definition com legendas em inglês apresentando o inusitado carro...


O Ferdinand GT3 RS, como foi batizado o "invento", custou por volta de R$ 30.000 para ser montado, quanto que o modelo real do automóvel (foto abaixo)custa mais de 300 mil reais.

Hannes diz que consegue atingir a incrível velocidade de 16 km/h com sua criação, enquanto o Porsche que o inspirou pode chegar a 240 km/h.

Confira abaixo a sequência de fotos da montagem do "possante":


















Abaixo, o vídeo do processo de montagem:


Portanto, Bicicleta disfarçada de Porsche Dourado: Verdade!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios - Carro Lego
Quatro Rodas e Um Volante
ObauGeek
G1
Edson Melo Sintonia
Ferdinand Johannes
I Cem Caraubas
Auto Realidade
Blog do PC Amaral
YOU TUBE - Reportagem
YOU TUBE - Processo de Montagem

Tornado Surge no Meio de Futebol


Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Boa noite a todos os Leitores e Seguidores do Caçador de Mistérios.

Saudações especiais aos novos Seguidores: José Marlon e Indio. O José Marlos já nos ajudou notificando o Formulário de Contato. O problema já está resolvido e todos podem continuar a utilizar nosso Formulário para nos contactar.

Nosso tema de hoje mostra um vídeo muito impressionante, que eu já tinha vontade de publicá-lo antes. Sempre achei que fosse real, pois embora tenha momentos que parecem efeitos especiais, a reação das pessoas envolvidas pareciam muito mais convincentes do que interpretação teatral.

Pois bem, o vídeo trata-se de um jogo de futebol de crianças no Japão. Tudo estava correndo bem quando de repente, um enorme tornado surge no meio do campo, levantando poeira para todo lado! Será real mesmo ou mais uma fraude da internet vinda do oriente? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

O vídeo começa com um apresentador de telejornal, no Japão, dando a notícia do tornado. Assista abaixo:

Bem impressionante, não?

Vamos às pesquisas!
O vídeo acima mostra crianças jogando bola. Subitamente, surge uma ventania de poeira. Mas não é um vento qualquer: é um tornado. Um tornado enorme, perfeito.

Muitos internautas ficaram intrigados com essa história.

O repórter Roberto Kovalick, da emissora IPCTV, afiliada à Rede Globo de Televisão no Japão confirma:
“A cena do tornado é verdadeira. Ela aconteceu na cidade de Matsumoto, província de Nagano, a uns 250 quilômetros de distância de Tóquio. A imagem foi mostrada por uma emissora de TV local. Nós conversamos com jornalistas de lá, e eles confirmaram que não houve nenhuma montagem. O tornado também foi notícia em uma emissora concorrente e foi registrado por um serviço de meteorologia do Japão. Ele teve de 30 a 50 metros de altura, durou 50 segundos e não feriu ninguém. Portanto, a imagem é impressionante, quase inacreditável, mas é verdadeira”.


Portanto, o vídeo do tornado no campo de futebol é VERDADE!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:

Wikipedia - Roberto Kovalick
YOU TUBE
G1

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Plessiossauro Encontrado na Praia


Boa noite a todos! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Estimados leitores, espero que as mudanças em alguns detalhes do layout do Caçador agrade a todos, tornando-se mais fácil de navegar entre as matérias que já publiquei.
Lembrando: Na barra lateral, o TOP 10 da SEMANA refere-se às postagens que mais foram acessadas na semana que passou, não na atual.

Tentei colocar um widget de TOP 10 COMENTARISTAS do CAÇADOR, mas infelizmente, fica lento demais para carregar a página e isso é um ponto muito negativo para vocês, pois ninguém gosta de ficar esperando o carregamento de página. Vou estudar uma forma melhor de implantar uma surpresa para vocês. Mas enquanto isso não acontece, aproveito para parabenizar e saudar as novas Seguidoras do Caçador: Prycila Patrício e Karla C. Sejam bem vindas, vocês já fazem parte da família do Caçador de Mistérios!

Vamos à nossa matéria de hoje?

Que foto estranha é essa acima? Aparentemente é uma imagem de um até então, extinto Plessiossauro! Será verdade mesmo ou só mais uma "história de pescador"? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Em 2006, começou a circular pela web essa imagem que sugeria um achado inacreditável para a humanidade: um animal que foi extinto há milhares de anos, o Plesiossauro! Provavelmente o animal havia morrido em uma praia e a foto estava lá, para comprovar!

Mas como vocês já sabem, não podemos acreditar em tudo o que vemos logo de cara!

Alguns detalhes chamam a atenção na foto acima como, por exemplo, a perfeição da linha ao longo das costas do bicho e um remendo acima da sombra da pessoa, indicando uma possível manipulação.

Além disso, se tentarmos pesquisar na rede, não encontraremos em lugar algum notícias confirmando o achado! Apenas blogs reproduzindo a mesma história; O famoso "Copia e Cola".

Se realmente achassem um animal pré-histórico em perfeitas condições como esse da foto, seria um prato cheio para jornais do mundo todo. Com certeza seria notícia para mais de um mês na imprensa. Mas então, por que não noticiaram?

Pelo simples motivo...
A foto original é essa:

Foto: Shark Mans - reprodução

A imagem foi retirada do site Shark Mans, e retrata a morte de um enorme tubarão-boca-grande, ocorrido no dia 21 de abril de 2002, em uma praia nos arredores de Plettenberg Bay - África do Sul, conforme noticiada no site CDNN.
De acordo com a notícia, o tubarão media 3,5m e pesava 300 kg.

Agora, comparem as duas fotos e façam uma análise dos erros grotescos de adulteração:

A lenda de que seres pré-históricos convivem com o homem é antiga. Essa não é a primeira vez que um suposto Plessiossauro é encontrado nas nossas praias, além da matéria que já publiquei no Caçador de Mistérios sobre o mais famoso dos Plessiossauros: O Monstro do Lago Ness.

Mas, conforme as provas mostram acima, a imagem é FALSA! É uma foto de um tubarão-boca-grande!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios - O Monstro do Lago Ness
Plessiossauro
Shark Mans
E-Farsas
Wikipedia - Tubarão-Boca-Grande
CDNN

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mortos Que Andam na Indonésia


Boa noite, estimados leitores do Caçador de Mistérios! Chegou a Hora de desvendar os mistérios da internet!
Boas vindas aos novos Seguidores: Friends4ever, Carla Kuhnen, Silvia Araujo Motta e Tamyres Ribeiro! Desejo-lhes muitas felicidades e espero que a cada dia, este espaço que pertencem a vocês possa estar melhorando cada vez mais. Bem vindos à família do Caçador de Mistérios! E vamos o nosso episódio de hoje.

No dia 19 de setembro deste ano, nosso leitor Lucas Franco me enviou um e-mail que mostrava uma fotografia muito intrigante e de certo modo, assustadora. A fotografia é a que está logo acima. Ao que parece, trata-se de uma morta-viva andando! Não aparecem marcas de fotomontagem ou qualquer outro tipo de falsificação. Será que desta vez é um mistério sem solução? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Segue o e-mail original do amigo Lucas Franco:

"Encontrei essa foto na internet e queria saber um pouco dela já que está na cara que se trata de uma farsa,aqui vai a história :
Na Indonésia (especialmente em Toraja), um cadáver é acordado deixando-o que ande a pé até seu túmulo (é raro, mas ainda é realizado).

O cadáver é acordado usando magia negra. Isso é feito em Toraja porque as sepulturas/cemitérios são colocadas em montanhas calcárias (o que conserva melhor os corpos).

O corpo anda por si só, e é orientado por um especialista em magia negra que fica atrás dele. Mas existe uma proibição: o cadáver não deve ser nomeado. Uma vez que comandado o cadáver cai e não é capaz de andar novamente.

Então Caçador de Mistérios ,que negócio é esse?"


Bem, confesso que olhando a foto quebrei a cabeça mesmo, pois não havia nada de anormal na imagem, como eu disse antes. O que me veio subitamente foi maquiagens, mas haviam detalhes que creio, nenhuma maquiagem faria tão bem. Confesso também que deixei este caso arquivado, tamanha a autenticidade.

Mas, "Elementar, meu caro Lucas". Não existe nada de anormal e alarmante que cedo ou tarde não se revele...

Essa história começou a circular pela internet desde agosto de 2010 e conta que em Toraja - na Indonésia - os mortos caminham de verdade pelas ruas. O texto acima (compilado com o e-mail do leitor Lucas) vem acompanhado da foto no topo do artigo.

Mas antes de explicar este misterioso fenômeno, vamos entender do que se trata o termo Zumbi. Para ilustrar (e relembrar) disponibilizo abaixo o novo clip Michael Jackson: "Thriller" (editado), onde nos dá uma ideia do que é um zumbi.


Gostaram? Pois bem, Zumbis, de acordo com as lendas que os cercam, são vítimas da tetradoxina, um composto de: veneno de peixe, veneno de sapo, ervas e secreções de cadáver em decomposição, seguidos de palavras e encantamentos bruxescos.

Essa substância na verdade é uma toxina produzida nas gônadas (órgãos que produzem as células sexuais)e outros tecidos viscerais de alguns peixes da classe Tetraodontiformes, à qual pertencem o peixe fugu japonês ou baiacu. Esta toxina e a saxitoxina são dois venenos dos mais potentes conhecidos, sendo a dose letal mínima de cada uma delas, no camundongo, de aproximadamente 8 ug/kg. São fatais para o homem. Ocorre também na pele de salamandras aquáticas, bodião, sapo Atelopus (da Costa Rica), determinados polvos, estrela-do-mar, anjo-do-mar, porco-espinho e caranguejo xantídeo.

O primeiro sintoma de envenenamento é uma dormência/paralisação dos lábios e da língua, que aparece entre 20 minutos a 3 horas depois da ingestão do baiacu. O sintoma seguinte é o aumento de parestesia de face e extremidades, que pode ser acompanhada de sensação de leveza ou flutuação. Dor de cabeça, rubor facial, dor epigástrica, náusea, diarreia e ou vômito podem ocorrer. Dificuldade para andar pode ocorrer nessa fase que evolui para o aumento da paralisia, com dispnéia (dificuldade de respirar). A fala é afetada e a pessoa envenenada apresenta comumente cianose (cor arroxeada) e hipotensão, com convulsões, contração muscular, pupilas dilatadas, bradicardia (batimentos lentos do coração) e insuficiência respiratória. O paciente, embora totalmente paralisado, permanece consciente e lúcido até o período próximo da morte. O óbito ocorre dentro de 4 a 6 horas, podendo variar de cerca de 20 minutos a 8 horas. Depois dessa, acho que nem zumbis conseguem se levantar.

Zumbi (do termo kongo nzambi, significando fantasma)na cultura haitiana era o indivíduo a quem foi administrada uma droga que induz a um estado próximo ao da morte, e que um feiticeiro vodu exuma para colocá-lo a seu serviço.

Laënnec Hurbon

O processo de zumbificação equivale a uma condenação: segundo a lenda, existia no Haiti o costume de desenterrar as pessoas para transformá-las em zumbis que se tornam escravos de quem os zumbifica. O zumbi, segundo Laënnec Hurbon (Doutor em Teologia e Sociologia - um dos mais brilhantes intelectuais do Haiti), é um indivíduo mantido em estado letárgico. Após sua morte, é retirado do cemitério, passando a trabalhar como um escravo para seu proprietário nos campos de cana ou em outros trabalhos. Alguns relatos dão conta de que às vezes pode ocorrer que saiam do estado cataléptico e de total submissão a seus
amos, que voltem ao lugar onde estão suas tumbas, que escavem e regressem
definitivamente ao reino dos mortos.

Nas lendas podia-se acreditar que os zumbis eram almas penadas, ou seja, aqueles que voltam da morte, ou que sejam apenas doentes mentais que o imaginário popular, em uma sociedade de cultura predominantemente oral, toma por zumbis.

Mas e sobre o zumbi da foto?

Das várias versões que acompanham a fotografia, o que se diz basicamente é que, por meio de magia negra, os corpos viram zumbis e saem de suas tumbas, andando - como quem não quer nada!
Mais um detalhe: ninguém pode chamar o defunto pelo nome sob o risco de o morto cair no chão e não se levantar mais!

O que há de verdade nessa história?

Não há nenhuma indicação de que a imagem tenha sido alterada! O que não significa, necessariamente, que ela seja real! Pode-se mentir em uma fotografia sem o recurso da manipulação digital.

O blog Extraordinary Intelligence levanta a hipótese de que a mulher que aparece na foto pode, na verdade, estar viva e sofrendo de alguma doença - como a lepra (hanseníase). Os argumentos: Como os caixões são muito estreitos, seria impossível as mãos da morta estarem cruzadas daquela forma. A cabeça caída para frente demonstra também que o corpo teria ficado repousado em algum travesseiro muito alto, diferente do caixão mostrado à direita na foto!

A cerimônia
Tana Toraja é o nome de uma região que fica na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Há muitos e muitos anos seus moradores acreditam que, quando alguém da família morre, esse ente é levado para o céu e lá é julgado. A crença local também prega que o morto só se dá bem em seu julgamento lá no céu se ele tiver sido bem sucedido em vida!

O "sucesso" do falecido é medido pela quantidade de espíritos de animais que o levam até o céu. Por isso, nos meses de julho e outubro, acontecem as cerimônias fúnebres, onde são sacrificados muitos animais em nome de cada um dos mortos.

Segundo o jornal Singapore News Online, as famílias só poderão participar dos funerais em Tojara quando já possuírem dinheiro suficiente para toda a cerimônia. Só para se ter uma ideia, animais que serão sacrificados, como búfalos, chegam a custar mais de 3 mil dólares!

A Chefe de cozinha, Barbara Kerr - em visita à Toraja - conta em seu blog:

"Na cidade de Rantepao, a maior de toda a região, existe um grande mercado de animais para serem vendidos com esta finalidade. Lá, porcos ficam amarrados por dias, em macas de bambu, com cordas super apertadas por todo o seu corpo, e já prontos para serem levados para o abate. Grunhem sem parar, e o som emitido por eles mais parece ao de um campo de tortura. É bem triste de se ver, pois se estes mesmos porcos não têm escapatória, que ao menos pudessem passar seus últimos dias de vida com um pouco menos de dor e de sofrimento. Entretanto, para os moradores locais, tão habituados com tudo isso, eles não passam de mais um pouco de proteína."

De acordo com o relato de Barbara Kerr, o funeral pode durar apenas algumas horas ou se estender por vários dias, regado a danças, comilança e o abate de muitos animais.

Cerimônia do funeral
O site Today 24 News, também conta que a cerimônia fúnebre em Tojara é, sem dúvida, o evento mais caro e complicado da região. A maioria das famílias (quase sempre é pega de surpresa com a morte do ente) pode a demorar até 5 anos para juntar o dinheiro necessário para o ritual e, enquanto isso, os defuntos ficam guardados, esperando...
Os corpos são envolvidos em várias camadas de pano e guardados dentro das Tongkonan, que são residências provisórias criadas para esse fim.

Métodos de sepultamento:
O site Toraja Cyber News explica que há 3 métodos de sepultamento: No primeiro - que é o mais simples e barato -, o caixão pode ser colocado em uma caverna. No segundo método, é esculpido um túmulo de pedra e o terceiro método consiste em pendurar o morto em um penhasco. É interessante ressaltar que o falecido leva consigo tudo o que, segundo a crença, ele irá precisar em sua outra vida. Se a pessoa que morreu é de família rica, será enterrado em um túmulo de pedra esculpida ou será pendurado um penhasco rochoso. A construção do túmulo também é demorada e, por isso também, o defunto só é transferido para a sua morada muito tempo depois (às vezes, demora-se anos!).

E o morto anda mesmo?

A resposta é: Não! Não anda!

Há muito tempo atrás, quando o acesso às aldeias de Toraja eram escassos e os povos locais tinham pouco (ou nenhum) contato com o resto do mundo, havia a lenda de que o morto levantava do seu túmulo provisório e saia andando para sua morada definitiva. No entanto, isso nunca foi documentado. No caso da fotografia que está circulando pela internet, o seu autor, diante de um episódio tão peculiar, poderia ter tirado outras fotos ou, quem sabe, até filmar o acontecido. Podemos ver que havia um celular apontando para o "fenômeno", no canto esquerdo:

Também, segundo a lenda, o morto não deve ser tocado, chamado pelo nome ou encarado diretamente. Na imagem, pode-se ver que a senhora estava sendo amparada pelo braço.

Corpo sendo amparado pelo familiares

Ainda, de acordo com o Toraja Cyber News, essa prática da "caminhada com os mortos" caiu de moda há anos. Hoje em dia, os corpos são levados de carro.

Portanto, não se preocupem, leitores! A história é FALSA! A cerimônia com os mortos existe, mas não há nada de zumbis e defuntos que andam sozinhos.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
CVE- Saúde
Cemitério SP
Desmorto
Revista Brasil de Literatura
Irmandade D'Ilú Sabbath - Vodu Primitivo
Toraja Cyber News
E-Farsas
Wikipedia - Tongkonan
Today 24 News
Basilico
Extraordinary Intelligence
Singapore News Online

domingo, 24 de outubro de 2010

Ovni de Araraquara


Boa tarde a todos os amigos do CAÇADOR DE MISTÉRIOS, pois chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!
Saudações aos novos Seguidores do blog: André Luis [Fokeo] (Amigo do Anime Shinta -Abração!), TD 2010, Chico Junior e Iziel! Sejam todos bem-vindos!

Bem, provavelmente vocês já devem ter notado que algumas coisas mudaram no layout do blog. Algumas destas modificações aconteceram mais na lateral da página:
- Foi adicionada uma ferramenta que contabiliza quantas páginas estão sendo acessadas ao vivo durante a semana vigente, por isso será possível de visualizar o número de visitas aumentando mesmo que você não atualize a página;
- O melhor das novidades são os "Posts Relacionados", que aparecerão ao final de cada postagem. Serão três posts escolhidos aleatoriamente. Dê uma olhada neles, pois é sempre bom ler algo que passou despercebido ou simplesmente RELER!
- Os anúncios no final da lateral foram apagados por motivo de desatualização;
- Criei um TOP 10que indica as 10 postagens mais acessadas na semana do Caçador de Mistérios. Se caso você ainda não as leu, faça parte deste ranking e leia também;

Vale lembrar que o menu "Competências Profissionais de Luiz Ramos" se trata na verdade de um currículo meu e é atualizado a cada semana, para incluir algum curso novo ou atividade que concluí. Vale a pena conferir e tirar suas dúvidas com relação às minhas áreas de conhecimento, onde em sua maioria me permite redigir sobre temas específicos.

Também a cada nova postagem, eu já incluo o link em último lugar na lista de matérias do Arquivo de Mistérios. Por isso, se caso deseja ler um por um, recomendo este recurso, pois dessa forma, não irá se perder nas postagens do Caçador. Provavelmente irei realizar mais modificações, mas que não afetarão a qualidade em que são postadas as temáticas.

Bem, vamos ao tema de hoje?

Para quem estava com saudades de desmascarar UFOS e OVNIS, o tema de hoje trata justamente disso. Hoje iremos abordar sobre o polêmico OVNI de Araraquara! Será uma prova incontestável de que eles nos visitam (especialmente em São Paulo) ou será apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

O vídeo abaixo mostra um ovni sobrevoando alguns prédios em Araraquara - Interior de São Paulo - Brasil. Segundo o filme, o fato aconteceu no dia 03 de fevereiro de 2008. Veja que imagens impressionantes:

O vídeo é realmente intrigante! Assistindo a esse vídeo, algumas perguntas vêm à tona:

1 - Será que esse vídeo é verdadeiro?
2 - O que os caras estavam fazendo, filmando alguns prédios a esmo, em pleno carnaval - em Araraquara, será que não tinham nada melhor para fazer?
3 - O que estariam fazendo os ET's em Araraquara, em pleno dia de carnaval, dando um passeio em torno dos prédios?
4 - Se o dia estava nublado, como projetou uma sombra consideravelmente nítida sobre o prédio?
5 - melhor: Por que o vídeo começa com o endereço de um site?

Para responder à primeira pergunta, basta analisar o vídeo com mais atenção. Dá pra ver uma pequena falha: aos 17 segundos, o disco começa a descer para ir por trás dos prédios... veja nos detalhes abaixo que, aos 18 segundos, o disco está na frente do prédio, quando já "deveria" estar atrás:

Na imagem acima, o disco está indo para trás do prédio.

Nesta imagem, por falha de computação gráfica, ele fica à frente do prédio.

No momento seguinte, ele já está atrás do prédio!

Mas, se o vídeo não é real, então...

Trata-se de uma campanha de uma série de 3 comerciais para promover a agência Smash de publicidade. Podemos notar, logo aos 2 segundos do filme, o logotipo da empresa no desktop do computador, como podemos ver no detalhe da imagem abaixo:

Podemos ver, no desktop, o símbolo da empresa. Em algumas cópias desse vídeo, esses segundos iniciais foram removidos do filme original, para parecer real!

Esse tipo de propaganda chama-se Marketing Viral e é uma alternativa bastante eficaz, pois é muito barato e corre de boca em boca com uma rapidez incrível, sendo em alguns casos muito melhor do que vários outros meios de comunicação. Só para se ter uma ideia, em menos de uma semana, milhares de pessoas já haviam visto o vídeo no Youtube e essas imagens foram notícia em muitas emissoras, como a Record News, a Globo e outras.

Mas o que é mesmo um Marketing Viral?
Vamos relembrar:


Marketing viral nada mais é do que a conhecida propaganda boca-a-boca em tempos de Internet. Para fazer uma campanha de marketing viral no lugar de dinheiro você precisa de ideias. Uma ideia boa pode atrair a atenção das pessoas que vão fazer o trabalho de propagar a informação para outras pessoas em um ciclo crescente como uma bola de neve. Parece o comportamento de um vírus que é transmitido de pessoa para pessoa.

O YouTube tem sido muito usado para divulgação deste tipo de ação. Empresas e pessoas criam vídeos interessantes permitindo que o internauta os divulgue entre amigos e conhecidos. Temos exemplos de vídeos que em poucas semanas foram vistos por milhões de pessoas.

Veja o exemplo de um vídeo criado por uma empresa que vende peixe em lata, que já foi tema do Caçador de Mistérios, chamado de "Urso Lutador". O vídeo mostra um homem "roubando" um salmão de um urso que pescava tranquilamente em um rio. A situação e a reação do urso surpreendem e o vídeo se torna uma experiência divertida que todos querem compartilhar.


Todos os vídeos que exploram essa capacidade viral de divulgação possuem características comuns. Veja:

1) Todos os vídeos de marketing viral transmitem emoções fortes. Eles sempre estão transmitindo situações de humor, amor, ódio, felicidade, tristeza, medo, compaixão, excitação, surpresa, etc. Exploram situações e ideias bobas ou ideias sublimes e de grande sabedoria. Marketing viral precisa ser 100% emoção.

2) Todos os vídeos possuem situações inesperadas ou surpreendentes. No exemplo do urso ficamos surpresos com a reação "humana" dele diante da pessoa que tenta levar seu peixe.

3) Os bons vídeos não precisam de diálogo para serem entendidos. Os melhores vídeos de marketing viral podem ser compreendidos por qualquer pessoa sem diferença de língua.

4) Os vídeos de marketing viral não estão preocupados com propaganda. Você encontrará o produto ou a marca da empresa no final do vídeo ou durante as situações em segundo plano. O foco estará sempre na história. O objetivo primário é transmitir uma boa história, uma experiência emocionante para quem assiste. A experiência deve ser interessante ao ponto da pessoa sentir vontade de divulgar isto para seus amigos e conhecidos.

Outras dicas importantes que você deve seguir para fazer seu próprio Marketing Viral:

Não faça spam. Divulgue o link no YouTube e em outros sites que hospedam vídeos. Informe a novidade para donos de sites que costumam divulgar este tipo de vídeo, principalmente Blogs. Normalmente os editores destes sites têm interesse em divulgar conteúdo interessante. Converse com eles. Permita que o vídeo seja compartilhado. Colocando no YouTube você torna ele público e facilita a divulgação. Vale lembrar que não devem criar Virais que prejudiquem ou comprometam pessoas ou coisas. Tenham respeito ao criarem.

Veja outros exemplos:
Criado pela Sony. Milhões de bolinhas coloridas. Um vídeo emocional.


Você já viu cantores de RAP assim?


Diversos efeitos especiais:


Depois do Photoshop não existe mulher feia. Propaganda da marca DOVE.


Aproveitando a ideia da Sony. Agora a ideia é vender uma bebida com sabor de frutas.


Abaixo, alguns dos passos para a elaboração do vídeo do OVNI de Araraquara:


O filme parece ter sido inspirado, como foi bem observado por Kentaro Mori, do site Ceticismo Aberto, em um vídeo de um disco voador filmado em agosto de 1997, no México, pois ambos são bem parecidos:


Neste caso, os dois vídeos apresentariam um suposto Disco Voador nas características abaixo:


O segundo vídeo da propaganda mostra uma outra situação: nele podemos ver dois discos sobrevoando o telhado de uma casa e um deles ainda arrasta um objeto(aparentemente, uma vaca! outros afirmam ser uma sonda!) para dentro da nave:

Araraquara parece ser uma cidade-alvo de virais e Lendas Urbanas, como já publiquei aqui no Caçador na matéria "O Retorno da Kombi Branca".

Mas sobre o OVNI de Araraquara, o terceiro vídeo da campanha ainda não foi ao ar, mas estamos no aguardo! É bom frizar que os produtores dos vídeos não agiram de má-fé. Apenas criaram uma campanha interessante, o que demonstra que o pessoal da agência possui duas ferramentas que são indispensáveis nesse tipo de negócio: inteligência e criatividade!

Portanto, o vídeo NÃO É REAL! Trata-se de parte de uma campanha para uma agência de publicidade!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Caçador de Mistérios - Urso Lutador
Caçador de Mistérios - O Retorno da Kombi Branca
YOU TUBE - OVNI Araraquara Original
YOU TUBE - OVNI Araraquara 2
YOU TUBE - UFO do México
UFO do México
Mundo Smash
Marketing Viral - NeoSite
E-Farsas
Ceticismo Aberto

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Dilma Com Fuzil


Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

Quero agradecer primeiramente aos novos Seguidores do Blog: DDRL e "Apaixonada por Livros". Grato a todos vocês por prestigiarem e dar esta força ao Caçador!
Especialmente se tratando dos comentários de DDRL, muito obrigado, estou vendo que você chegou para estremecer as caixas de comentários! Todos estejam a vontade de comentar, criticar (de forma construtiva e argumentativa) ou se merecer, elogiar.

Bem, vamos ao nosso mistério de hoje?

Em tempos de eleição, não existe trégua para as curiosidades e "bombas" da rede. Não obstante, desta vez o alvo é Dilma Roussef. Em meio a histórias e fichas criminais espalhadas na internet (que só aparecem quando a pessoa se candidata a algum cargo de grande importância), pude receber uma fotografia antiga da mesma (acima), sendo que ao fundo, é apresentado um fuzil!

Será mesmo a prova de que seria uma assassina ou só mais um boato da internet? Sem referências ou influências para votar em algum candidato, entra em ação o Caçador de Mistérios!

O nosso amigo e colaborador Josias Coelho me enviou um modelo do referido e-mail com as seguintes inscrições e imagem (sem correção gramatical ou edições):

"ME DESCULPEM MESMO OS COLEGAS; MAS NÃO PODEMOS ESMORECER.
Foto da semana...
R E P A S S A N D O


UM DOS RETRATOS QUE O PT TENTA ESCONDER, não quer que apareça de forma alguma...
DILMA JOVEM JÁ ASSASSINA E TERRORISTA
-
ATRÁS DELA, ENCOSTADO NA PAREDE...UM FUZIL AUTOMATICO LEVE ( FAL - CALIBRE 7.62 ) ROUBADO DO EXERCITO BRASILEIRO!!! ENFIM, A MÃE DO POVO, COMO DESEJA SER CHAMADA,
NÃO POSA COM CRIANÇAS, NEM COM O MARIDO, COM OS PAIS, OU COM UM VIOLÃO.

Temos que passar para o máximo de pessoas que conhecemos, inclusive mostrar essa foto para aqueles que não acreditam que ela é assim."


Analisando o e-mail e a imagem, podemos notar algumas características e observações bem clássicas:
- O e-mail já começa apelando para a motivação do leitor e não especifica a que público está destinado;
- Podemos notar também a célebre palavra "REPASSANDO", digna de um hoax;
- Letras maiúsculas dando ar de sensacionalismo e querendo chamar a atenção;
- Orações mal colocadas nas frases e com vírgula em lugar errado;
- Veja a comparação nesta frase: "NÃO POSA COM CRIANÇAS, NEM COM O MARIDO, COM OS PAIS, OU COM UM VIOLÃO". É possível comparar pessoas com coisas?
- E para descrédito definitivo, compare as duas imagens abaixo:


Mesmo que realmente tivesse um fuzil na cena, a coloração seria na mesma tonalidade, além de que na montagem, dá a impressão de que: Dilma fica em primeiro plano, o fuzil em segundo e a parede em terceiro. Não existe a possibilidade dele estar enconstado na parede.

Em minhas pesquisas, também pude verificar alguns erros grotescos, tanto de imagem quanto de época. Se realmente a foto com fuzil fosse real, batendo com o ano de prisão, ela seria muito mais jovem, como mostra a comparação abaixo:

Mais um detalhe sobre material bélico:
Sou militar e o fuzil apresentado é um armamento que utilizo no dia a dia. Logicamente eu saberia um pouco de sua história e peculiaridades. Entre as análises, o fuzil ao lado da Dilma (Fuzil Automático Leve 7,62mm) é moderno e data do início da década de 1980.

Este tipo de arma não era fabricada na década de 1960 aqui no Brasil. O anacronismo evidente é uma prova da falta de atenção da pessoa que fez a fotomontagem grosseira.

Também, pelo simples fato deste fuzil ter um Supressor de Chamas longo na frente (um tubo de maior diâmetro na ponta do cano), já dá para perceber que a foto é uma montagem descuidada, pois na época os soldados de Exército Brasileiro (de quem imagina-se que os guerrilheiros poderiam ter roubado o fuzil) não usavam AINDA este supressor de chamas.

Se perceberem ainda mais, a linha vertical e horizontal mais escura da janela sofre uma claridade notável ao redor do cano do fuzil - prova de que houve uma edição ou supressão de imagem. Aumentando mais a imagem poderá ver melhor.

Diante das análises realizadas, não resta dúvidas: FOTO FALSA! Esta imagem é apenas mais uma fotomontagem barata espalhada na rede.

Grato pela colaboração de Josias Coelho.

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Comentários serão bem-vindos e até a próxima postagem!

Sites Pesquisados:
Wikipedia - Fz 762mm
Blog do Toinho

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Torre das Olimpíadas de 2016


Boa noite, Caçadores de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

Antes de iniciarmos o nosso artigo, venho informar que estou muito grato pela participação mais forte dos leitores do blog. Isso faz o Caçador crescer e amadurecer cada dia mais. Tanto nos comentários, quanto nas sugestões. Podem ter a certeza de que todos os dias eu acesso primeiro a página de recados, para ver quem postou alguma coisa nova. Assim como vocês esperam que eu poste algo novo, eu espero que postem um comentário novo - é a mesma sensação. E com isso, peço que me desculpem se eu ainda não publiquei a sugestão de matéria que me enviaram. Para se ter uma noção dos pedidos: Os mistérios envolvendo o filme "Número 23", as ilhas que aparecem do nada no meio do oceano, Área 51, Illuminati, Mensagens Subliminares em Marvel, PIN dos Cartões de Banco, Atividade Paranormal, O Caso Roswell,entre outros (viram como eu leio os comentários todos os dias?). Não se preocupem, se ainda eu não postei, é porque ainad estou analisando fontes, materiais, sites, informações e tudo o que envolve esses temas.

O que posso dizer é que alguns temas são complexos demais, havendo um pocu de verdade, um pouco de mentira, um pouco de suposição e incertezas. Nesses casos, fica difícil colocar algo aqui. Só posso postar temas já comprovados publicamente, até para não comprometer minha pessoa, afinal, como eu digo: "internet é uma fofoca mundial - publica hoje, amanhã o mundo já sabe". Além de que neste espaço muitas pessoas de etnias, credos, religiões, culturas, opções sociais e naturais diversificados visitam. Ou seja, além de ter o cuidado de postar uma afirmação, também tenho que ter a sensibilidade de não ofender a ninguém, mas como também costumo dizer, "a maneira mais fácil de fracassar é tentar agradar a todos ao mesmo tempo", ou seja, em alguma ocasião esse problema será inevitável.

Bem, vamos ao nosso caso de hoje?
Um certo projeto sobre uma torre que será construída para as Olimpíadas de 2016 está circulando nas caixas de e-mail como uma corrente. Isso mesmo, esta torre seria construída aqui no Rio de Janeiro, na Ilha de Cotonduba, sob o nome de "Solar City Tower".

Será mesmo que teremos mais este monumento na Cidade Maravilhosa ou apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Vamos ler o e-mail em sua forma original, sem cortes, correções gramaticais ou edições:

"O desafio passou por conceber uma estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, se torne num símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima, uma vez que esta será a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.

Projetada pelo gabinete RAFAA, sedeado em Zurique, na Suíça, e denominada «Solar City Tower», esta estrutura foi escolhida como a resposta adequada à proposta inicial e tem a potencialidade de gerar energia suficiente não só para a aldeia olímpica, como para parte da cidade do Rio.

A sua concepção permite-lhe aproveitar a energia solar diurna através de painés localizados ao nível do solo, ao mesmo tempo que a energia excessiva produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é simultaneamente reaproveitada através de turbinas com o objectivo de produzir energia durante o período noturno."


As imagens abaixo seguem em anexo com o e-mail:





Desde abril de 2010, esse e-mail circula pela rede e afirma que um projeto para a construção de uma torre de observação na ilha de Cotonduba, no Rio de Janeiro, em comemoração às olimpíadas de 2016 (que serão realizadas aqui no Brasil!).

Porém, o texto é FALSO!

O projeto realmente existiu, mas, para alegria (ou tristeza!) de muitos, é apenas conceitual.

Os desenhos da torre foram criados pela RAFAA, que era uma das concorrentes de um concurso internacional promovido pela Arquitectum, empresa privada sediada no Peru e organizadora de concursos por todo o mundo. Os concursos são patrocinados pela DawnTown 2008 Waterworks e, No Brasil, é desenvolvido pela Universidade Estácio de Sá.

Os concursos organizados pela Arquitetum são feitos para promover e incentivar a criatividade dos participantes e, segundo o próprio site deles, os projetos devem ser totalmente conceituais, ou seja, dificilmente sairão do papel um dia!

Centenas de projetos participaram do concurso e o projeto entregue pela RAFAA nem ficou entre os finalistas do concurso. No entanto, pela polêmica causada por causa da exposição dos desenhos na internet, a empresa conseguiu fazer uma enorme divulgação de sua marca.

Os vencedores desse concurso, realizado entre 2008 e 2009 foram:

1º Lugar - Kalinca Braga Augisto Vicente, Jan Foerster - Brasil:

2º Lugar - Rui dos Reis - Alemanha;
3º Lugar - Eduardo Martins Rodrigues - Espanha.


Mas, se o projeto fosse real e de fato aceito, diversos pontos deveriam ser considerados e mudados para que fosse possível a sua construção:

1 - A Lei nº. 5019 de 6 de maio de 2009, institui um tombamento da ilha e de mais 200 metros do espelho de água em volta dela. A Área de Preservação Ambiental do Morro de Leme, Urubu e Ilha de Cotunduba foi criada pelo Decreto Municipal nº. 9.779 de 12 de novembro de 1990 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº. 14.008 de 05 de julho de 1995. Ou seja, pode até acontecer, mas é muito difícil autorizarem a construção de algo lá;

2 - A quantidade de energia necessária para se erguer a água até o topo da torre seria muito alto. A área ocupada pelos painéis solares teria que ser maior do que a área ocupada por toda a construção;

3 - O caminho até a ilha é de difícil acesso. Os engenheiros teriam que pensar numa solução para isso sem comprometer a natureza, que já estaria comprometida por causa das obras.

Portanto, história FALSA! Trata-se de um projeto conceitual!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Até a próxima postagem!

Sites Pesquisados e Texto Original:
Skyscraper
O Globo
Edital do Concurso
IABRJ
Lei nº 5019
Prêmio Top de Arquitetura
Piniweb
Inverde
Universidade Estácio de Sá
Arquitectum
E-Farsas
Google Analytics Alternative