BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

A Torre das Olimpíadas de 2016


Boa noite, Caçadores de Mistérios! Chegou a hora de desvendar os mistérios da internet!

Antes de iniciarmos o nosso artigo, venho informar que estou muito grato pela participação mais forte dos leitores do blog. Isso faz o Caçador crescer e amadurecer cada dia mais. Tanto nos comentários, quanto nas sugestões. Podem ter a certeza de que todos os dias eu acesso primeiro a página de recados, para ver quem postou alguma coisa nova. Assim como vocês esperam que eu poste algo novo, eu espero que postem um comentário novo - é a mesma sensação. E com isso, peço que me desculpem se eu ainda não publiquei a sugestão de matéria que me enviaram. Para se ter uma noção dos pedidos: Os mistérios envolvendo o filme "Número 23", as ilhas que aparecem do nada no meio do oceano, Área 51, Illuminati, Mensagens Subliminares em Marvel, PIN dos Cartões de Banco, Atividade Paranormal, O Caso Roswell,entre outros (viram como eu leio os comentários todos os dias?). Não se preocupem, se ainda eu não postei, é porque ainad estou analisando fontes, materiais, sites, informações e tudo o que envolve esses temas.

O que posso dizer é que alguns temas são complexos demais, havendo um pocu de verdade, um pouco de mentira, um pouco de suposição e incertezas. Nesses casos, fica difícil colocar algo aqui. Só posso postar temas já comprovados publicamente, até para não comprometer minha pessoa, afinal, como eu digo: "internet é uma fofoca mundial - publica hoje, amanhã o mundo já sabe". Além de que neste espaço muitas pessoas de etnias, credos, religiões, culturas, opções sociais e naturais diversificados visitam. Ou seja, além de ter o cuidado de postar uma afirmação, também tenho que ter a sensibilidade de não ofender a ninguém, mas como também costumo dizer, "a maneira mais fácil de fracassar é tentar agradar a todos ao mesmo tempo", ou seja, em alguma ocasião esse problema será inevitável.

Bem, vamos ao nosso caso de hoje?
Um certo projeto sobre uma torre que será construída para as Olimpíadas de 2016 está circulando nas caixas de e-mail como uma corrente. Isso mesmo, esta torre seria construída aqui no Rio de Janeiro, na Ilha de Cotonduba, sob o nome de "Solar City Tower".

Será mesmo que teremos mais este monumento na Cidade Maravilhosa ou apenas mais uma farsa da internet? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Vamos ler o e-mail em sua forma original, sem cortes, correções gramaticais ou edições:

"O desafio passou por conceber uma estrutura vertical localizada na ilha de Cotonduba que, além de ter a função de torre de observação, se torne num símbolo de boas-vindas para quem chegar ao Rio de Janeiro por via aérea ou marítima, uma vez que esta será a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos de 2016.

Projetada pelo gabinete RAFAA, sedeado em Zurique, na Suíça, e denominada «Solar City Tower», esta estrutura foi escolhida como a resposta adequada à proposta inicial e tem a potencialidade de gerar energia suficiente não só para a aldeia olímpica, como para parte da cidade do Rio.

A sua concepção permite-lhe aproveitar a energia solar diurna através de painés localizados ao nível do solo, ao mesmo tempo que a energia excessiva produzida é canalizada para bombear água do mar pelo interior da torre, produzindo um efeito de queda de água no exterior. Esta água é simultaneamente reaproveitada através de turbinas com o objectivo de produzir energia durante o período noturno."


As imagens abaixo seguem em anexo com o e-mail:





Desde abril de 2010, esse e-mail circula pela rede e afirma que um projeto para a construção de uma torre de observação na ilha de Cotonduba, no Rio de Janeiro, em comemoração às olimpíadas de 2016 (que serão realizadas aqui no Brasil!).

Porém, o texto é FALSO!

O projeto realmente existiu, mas, para alegria (ou tristeza!) de muitos, é apenas conceitual.

Os desenhos da torre foram criados pela RAFAA, que era uma das concorrentes de um concurso internacional promovido pela Arquitectum, empresa privada sediada no Peru e organizadora de concursos por todo o mundo. Os concursos são patrocinados pela DawnTown 2008 Waterworks e, No Brasil, é desenvolvido pela Universidade Estácio de Sá.

Os concursos organizados pela Arquitetum são feitos para promover e incentivar a criatividade dos participantes e, segundo o próprio site deles, os projetos devem ser totalmente conceituais, ou seja, dificilmente sairão do papel um dia!

Centenas de projetos participaram do concurso e o projeto entregue pela RAFAA nem ficou entre os finalistas do concurso. No entanto, pela polêmica causada por causa da exposição dos desenhos na internet, a empresa conseguiu fazer uma enorme divulgação de sua marca.

Os vencedores desse concurso, realizado entre 2008 e 2009 foram:

1º Lugar - Kalinca Braga Augisto Vicente, Jan Foerster - Brasil:

2º Lugar - Rui dos Reis - Alemanha;
3º Lugar - Eduardo Martins Rodrigues - Espanha.


Mas, se o projeto fosse real e de fato aceito, diversos pontos deveriam ser considerados e mudados para que fosse possível a sua construção:

1 - A Lei nº. 5019 de 6 de maio de 2009, institui um tombamento da ilha e de mais 200 metros do espelho de água em volta dela. A Área de Preservação Ambiental do Morro de Leme, Urubu e Ilha de Cotunduba foi criada pelo Decreto Municipal nº. 9.779 de 12 de novembro de 1990 e regulamentada pelo Decreto Municipal nº. 14.008 de 05 de julho de 1995. Ou seja, pode até acontecer, mas é muito difícil autorizarem a construção de algo lá;

2 - A quantidade de energia necessária para se erguer a água até o topo da torre seria muito alto. A área ocupada pelos painéis solares teria que ser maior do que a área ocupada por toda a construção;

3 - O caminho até a ilha é de difícil acesso. Os engenheiros teriam que pensar numa solução para isso sem comprometer a natureza, que já estaria comprometida por causa das obras.

Portanto, história FALSA! Trata-se de um projeto conceitual!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Até a próxima postagem!

Sites Pesquisados e Texto Original:
Skyscraper
O Globo
Edital do Concurso
IABRJ
Lei nº 5019
Prêmio Top de Arquitetura
Piniweb
Inverde
Universidade Estácio de Sá
Arquitectum
E-Farsas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative