BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Comercial Honda Cog


Boa tarde, leitores do Caçador de Mistérios!
Um vídeo muito interessante e incrível ainda está circulando pela internet, mesmo depois de muito tempo de criação. Trata-se de um comercial feito pela Honda. O filme é apresentado como um efeito dominó, só que, com peças de automóvel! Será possível mesmo esta façanha? Ou será só mais uma FARSA da internet feita com Computação Gráfica? Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Vamos assistir o vídeo abaixo:

E aí, o que achou? Incrível, não? Será que o vídeo é real mesmo?
Vamos às Pesquisas!

Você já ouviu falar de Rube Goldberg e de suas máquinas?

Conhecido como Rube Goldberg, o americano Reuben Lucius Goldberg ficou famoso por criar máquinas extremamente complexas para executar tarefas extremamente simples.

As Máquinas criadas por Rube Goldberg eram iguais às que vemos nos desenhos do Tom e Jerry em que o rato, ao pegar o queijo, puxa um fio que faz rolar uma bola de boliche e essa bola, por sua vez, amassa um tomate que... enfim. Por um erro de cálculo, acaba por derrubar um enorme peso na cabeça do desafortunado gato Tom.

Pois, em 2003, o vídeo acima, de apenas 2 minutos, inspirado nessas máquinas, começou a circular pela web.

No filme, podemos ver várias peças de um automóvel (bancos, rodas, parafusos, engrenagens) se derrubando umas às outras para, no final, exibir o luxuoso Honda Accord (imagem abaixo).


Após assistir ao vídeo, as perguntas que surgem são: Será que as peças são reais? Será que tudo foi feito por computador?

Resposta: Incrivelmente SIM! As peças são reais e não se trata de computação gráfica!

O site especializado em marketing Imedia Connection, explica que o comercial, apelidado de "Cog" custou 1 milhão de dólares e demorou 5 meses só de projeto para só então ser filmado. Só as filmagens demoraram uma semana e foram feitos aproximadamente 600 takes até acertarem!

Em entrevista ao Cientista e Correspondente do The Guardian, Alok Jha, o diretor da campanha, Rod Steiner, conta que o vídeo teve que ser filmado em 2 partes devido a falta de espaço e que essa foi a única "montagem" que tiveram que fazer no filme todo!

A "emenda" das duas partes foi feita exatamente em 1 minuto, bem no momento em que a parte do escapamento sai rolando para a direita da tela. Abaixo, a imagem do possível momento da junção de cenas:

Porém, internauta crítico é insistente e uma das maiores dúvidas que recebemos por e-mail foi a da sequência que mostra os pneus subindo em uma rampa. O diretor da Agência Wieden & Kennedy, responsável pelo comercial, conta o segredo: Foram colocados pesos na parte de trás das rodas e quando elas se movem o peso faz com que tentem se reequilibrar, fazendo-as girar para frente e - em conseqüência - para o alto.

O vídeo abaixo ilustra bem o que foi feito com os pneus:

Steiner contou ao repórter que só o fato da temperatura do estúdio aumentar poucos graus já era motivo de preocupação. "Com o calor, por exemplo, a madeira se expandia, tornando o giro da peça um pouco mais rápido", explica o diretor.

O fato é que o comercial ficou com 2 minutos de duração, um pouco caro para se veicular na TV. A solução foi espalhar o filme pela web, como um Viral! O marketing viral deu tão certo que, segundo a Wikipédia, em apenas 24 horas o vídeo alcançou a marca de 250 Mil visualizações!

Essas e outras tantas milhares de pessoas acabaram por conhecer então o trabalho e, sobretudo, o produto que a agência pretendia mostrar.

De acordo com o site Notícias Automotivas, o comercial ganhou dezenas de prêmios em festivais do mundo todo, dentre eles, o Advertising Creative Circle Awards, (2004) e o Eurobest, (2003).

Algum tempo depois, a própria agência publicou um vídeo no Youtube, mostrando os bastidores das gravações:

E o sucesso da campanha foi tão grande que até paródias foram criadas, como no vídeo abaixo:


Conclusão: O vídeo é REAL! Não foi usada computação gráfica para a criação do comercial. Bons comerciais merecem ser reconhecidos!

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS!Grato a todos vocês! Até a próxima postagem!

Sites Pesquisados e Texto Original:
Wikipedia (Inglês)
Auto Repair
The Guardian
Imedia Connection
Problema Tolo
Rube Goldberg (Inglês)
Máquinas de Goldberg (Espanhol)
Rube Goldberg
Notícias Automotivas
E-Farsas
YOU TUBE - Vídeo Original
YOU TUBE - Vídeo Explicativo das Rodas
YOU TUBE - Bastidores da Gravação
YOU TUBE - Paródia Cômica
Google Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative