BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Falando de Lendas Urbanas e Pulhas Virtuais


Bom dia, leitores do Caçador de Mistérios! Nesta publicação, vamos conversar um pouco sobre Lendas Urbanas e Pulhas Virtuais. Sempre é bom voltar a algum assunto apresentando novidades e aprofundamento. Este guia “Falando de...” servirá como um tutorial neste blog. Qualquer coisa ou termo que não tenha entendido nas postagens publicadas até hoje é só clicar no menu superior “Arquivo de Mistérios” e escolher algum “tutorial” que tenha no início “Falando de...”. Este primeiro se chama “Falando de Lendas Urbanas e Pulhas Virtuais” e serve tanto para os antigos leitores como para os que estão chegando por aqui agora. Vamos ao assunto do dia.

Mais cedo ou mais tarde você vai se deparar com algumas dessas historinhas que vagam pela Internet. Vez por outra uma delas “cai” em sua rede, ou melhor, em sua caixa de correio eletrônico.

Tais histórias são o formato virtual das Lendas Urbanas. São relatos que, às vezes, trazem um viés de verdade, um aspecto que as tornam plausíveis ou verossímeis e que chegam a perturbar um espírito mais crédulo de um bom samaritano virtual.

Como todas as lendas e narrativas do folclore, as Lendas Urbanas têm algumas características bem curiosas. Ninguém sabe ao certo como nem onde elas surgiram nem quem foram os personagens originais. Elas surgiram a partir de um fato cujos participantes são ignorados, ninguém mais se lembra quem foram.

Estas Lendas Urbanas lembram muitas das histórias dos discos voadores. Sempre alguém conhece alguém, que conhece alguém cujo amigo teve um “avistamento”... Mas tal pessoa do avistamento mora longe, ficou traumatizada e evita falar no assunto ou já morreu... uma coisa dessas. Se bem que em meu caso eu tenho um amigo que conheci em 2004 e até hoje trabalha comigo, que avistou um OVNI acima de um prédio vizinho de sua casa. Ele e seus tios são testemunhas e chegaram a filmar o evento. Sua própria tia já havia avistado o mesmo disco outras duas vezes, sendo desacreditada pelas pessoas a quem informou. Mas isso não vem ao caso.

Um aspecto interessante de algumas Lendas Urbanas é a presença de um quê de humor, de alerta, de terror, de punição ou de algo que cativa uma alma mais caridosa.

Com a Internet, os rumores, boatos, lendas e assemelhados ganharam extraordinária força de reprodução. O que antes era divulgado boca-a-boca e através de cartas ou fax agora ganhou um veículo muito mais eficiente. Uma mentira, uma lenda, uma falsa notícia pode ser enviada ou reenviada a uma enorme quantidade de pessoas com uns poucos comandos ou com o pressionar de duas ou três teclas.
Uma lenda que antes demorava dias ou meses para alcançar dezenas, talvez centenas de pessoas agora pode alcançar milhares de pessoas quase que instantaneamente.
A lenda do filme em que Jesus e os apóstolos seriam apresentados como homossexuais, já apresentado aqui no Caçador de Mistérios circulou pela Europa através de cartas e fax por muitos anos até que a Internet apareceu para tornar a divulgação da mentira muito mais rápida. Essa lenda chegou ao Brasil e produziu alguns abaixo-assinados.
Welcome to the real world, you're HIV Positive, Vous venez d'être infecté par le VIH, "Bem vindo (sic) ao mundo da AIDS". Mensagens em outros idiomas circulam pela rede alertando para um acidente que jamais ocorreu: uma pessoa ser infectada por seringa contaminada num cinema, num teatro ou num metrô (leia a referência na barra lateral do blog). Versões dessa lenda asseguram que o fato teria ocorrido em São Paulo, Montreal, Bombaim, Denver, Dallas e Escondido. (Escondido é uma cidade da Califórnia - EUA.)

Na era pré-Internet, as lendas, os rumores e os boatos circulavam boca-a-boca ou via correspondências. Disseminando-se de uma forma ou de outra, essas histórias tinham circulação um tanto restrita ou se espalhavam lentamente. Além disso, naquele tempo, como hoje em dia, correspondências se perdiam, ficavam guardadas em pastas esquecidas.

Os contadores de boatos esqueciam algum detalhe e os recontavam à sua maneira acrescentando um ou dois pontos.
A função de esquecimento está presente nos seres humanos, pois afinal de contas, não se pode guardar todas as ocorrências do dia-a-dia na memória. Já a Internet tem a mesma virtude atribuída aos elefantes: uma excelente memória. Eles não esquecem jamais.

Na Internet, nada se perde, tudo se arquiva.

A Internet tem uma memória permanente pelo menos no que diz respeito às mensagens postadas em listas de discussão. As mensagens enviadas ficam arquivadas enquanto a lista existir. Há listas, criadas ainda na década de oitenta, que se mantêm vivas e com os seus arquivos atualizados.
Além disso, há pessoas que possuem o hábito de manter um arquivo com todas as mensagens recebidas e enviadas. Enchem discos rígidos ou CD-ROM e os guardam da mesma forma como havia pessoas, e certamente ainda há, com mania de guardar todo o papel que lhe passa pela frente.

Somadas as duas coisas, os arquivos das listas de discussão (e suas cópias de segurança) e mais os arquivos pessoais não seria difícil acreditar que tudo o que circulou pela Internet desde o seu nascimento até os dias de hoje ainda poderia ser recuperado. Inclusive todas as versões das lendas, dos boatos e dos rumores.
O que antes era recontado segundo a percepção ou a preferência do contador da história, agora pode ser passado adiante, pode ser encaminhado na sua versão original.

Virtude ou defeito? Nem uma coisa nem outra. É, apenas, uma característica.
O que se vê é a mesma história ressurgir de tempos em tempos. Uma nova leva de recém-chegados à Internet "descobre" uma dessas histórias e logo cuida de ressuscitá-la, não como uma nova versão "revista e atualizada" mas com o mesmo e antigo formato, mesmo que essas pessoas não tenham certeza se a história é verdadeira. Confira a seguinte história:

O sapato
É bem conhecida a história do sujeito que deu uma escapada para fazer programa com a amante. No dia seguinte, pela manhã, ele, a mulher e a sogra vão a um casamento. Vão de carro. O marido dirige. Lá pelas tantas, ele tem de dar uma freada mais brusca e toma um grande susto: um sapato vermelho (a cor varia segundo o contador da história) aparece ali bem ao lado do pedal do acelerador. "Pronto! A amante esqueceu o sapato dela no carro. O que é que eu faço?" Ele tem de livrar-se da prova fatal: o sapato deve sumir imediatamente. Alguma coisa acontece do outro lado da rua, ele mostra às duas mulheres e aproveita a distração delas para jogar o sapato bem longe. Uff! Aliviado, ele segue em frente. Chegam à igreja, ele estaciona o carro e vai abraçado com a mulher quando percebe a sogra ainda dentro do carro procurando alguma coisa...
O final da história fica por sua conta.

Mesmo depois de a Playboy haver publicado essa história, pode-se encontrar alguém contando a mesma história afirmando que ela aconteceu com algum amigo ou com ele próprio!

Existem muitas dessas histórias, bastante curiosas, que circulam dentro e fora da Internet. A lenda dos biscoitos “Neimann Marcus” circula nos Estados Unidos desde a década de trinta. Veja mais alguns exemplos:

1. Junte uma certa quantidade de anéis da tampa de latas de cerveja de uma certa marca e troque-as por um brinde. Um garoto paulista juntou 14 mil lacres na esperança de ganhar um computador (Leia no menu “Arquivo de Mistérios”). Eu mesmo cheguei a juntar os anéis de lata quando era menor. Quem me informou isso foi minha mãe. Segundo a versão daquela época, deveríamos de juntar 5.000 anéis de lata.

2. Junte algumas centenas ou milhares de selos de uma marca de cigarros e entregue-os no escritório da fábrica. Por conta disso, um deficiente físico vai receber uma cadeira de rodas.

3. Um sujeito encontrou mulher muito atraente e os dois foram ao motel. No dia seguinte, ele acordou com um corte devidamente suturado: haviam lhe extraído um rim (ou os dois, conforme a versão) e uma delas diz que ele acordou dentro de uma banheira cheia de gelo.

4. Uma criança estava se divertindo num brinquedo do shopping center, quando veio uma cobra venenosa e picou a criança.
Quem se lembra daquela história de um casal que havia prometido perder a virgindade via Internet? Quer dizer, via Internet não, pois ela não é capaz dessa proeza. A proposta deles era se apresentarem ao vivo, em plena ação, diante de uma webcam.
Eles marcaram dia e hora e a notícia correu o mundo. Foi destaque em jornais, revistas, rádios, emissoras de TV e, é claro, na própria Internet. No fim das contas, tudo era uma farsa. O que os protagonistas queriam era aparecer. E apareceram.

Quando tudo foi devidamente esclarecido, veio a confirmação de que a coisa não passava de um golpe publicitário. Comentários maldosos asseguravam que os dois envolvidos nem tinham essa virgindade toda. Como descobriram esse detalhe?
A história das ciências registra várias situações curiosas. Uma delas, a mais interessante, é a do famoso Homem de Piltdown. Tudo não passou de uma farsa. A montagem dessa farsa foi uma brincadeira de mau gosto ou, usando um termo televisivo, uma "pegadinha". Só que essa pegadinha foi registrada como verdadeira por vários cientistas e chegou a aparecer em livros escolares. Por mais de 40 anos, de 1912 a 1953, ela foi considerada digna de crédito, especialmente na Inglaterra.
E por que essa brincadeira obteve tanto sucesso na Inglaterra? Elementar, meu caro Watson: segunda essa farsa, a Inglaterra, e não a África, viria a ser o berço do homem moderno.

Contam que Sir Arthur Conan Doyle, o famoso criador do detetive Sherlock Holmes, teria sido o mentor da "pegadinha" que, de início, era pra ser logo desfeita. Ocorre que conhecido professor teria se entusiasmado demais com os supostos fósseis e os organizadores não quiseram contrariá-lo.

E o que dizer da Lenda do Monstro do Lago Ness chamado carinhosamente de Nessie pelos seus admiradores? Esse monstro inexistente é, ainda hoje, uma das maiores atrações turísticas da Escócia. O turista vai até lá para não ver a famosa atração e volta pra casa satisfeito da vida (Veja no “Arquivo de Mistérios”).
A confirmação definitiva da existência dessa “plesiossáurica” criatura foi uma foto que correu o mundo e chegou a ser objeto de muitos estudos. Finalmente, o autor da foto revelou que a criatura monstruosa era, de fato, um inocente brinquedo de criança, uma bóia de plástico. A péssima qualidade da foto contribuiu para reforçar a lenda.

Só pra ter uma ideia da força dessa lenda: foram obtidos os seguintes resultados para o termo "ness monster" (outubro de 2002):
Alltheweb: 139.595
Altavista: 26.070
Google: 36.600

Veja como as coisas mudaram em abril de 2009:
Alltheweb: 3.480.000
Altavista: 3.860.000 (obtidos do Yahoo!)
Google: 1.040.000

Existe, até mesmo, o site do The Official Loch Ness Monster Fan Club com fotos do famoso monstro e relatos de suas mais recentes aparições. O fã clube fornece aos seus associados o Individual (sic) Membership Certificate With Your Unique Membership Number.

Espero que este Tutorial sobre as Pulhas Virtuais e Lendas Urbanas tenha servido para ajudá-lo a ser também um Caçador de Mistérios. Bom estudo a todos!
Luiz Ramos, o Caçador de Mistérios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative