BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Aranha Venenosa no Vaso Sanitário


Saudações, leitores do Caçador de Mistérios, preparem-se para mais um caso polêmico! Vamos até os medos e pavores mais profundos que cada pessoa tem e aparenta não ter! Você já imaginou se dirigir a um banheiro e no momento mais cômodo e tranqüilo sentir uma picada de uma aranha no vaso sanitário? É muito fácil alguns animais perigosos se instalarem em locais úmidos e perto de acessos a esgotos, não acha? Pois então, fique atento e nunca vá ao banheiro no escuro! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Vamos analisar a mensagem original que circula pelas caixas de e-mail, sem correções ou edições:
“Sent: Tuesday, August 12, 2008 11:02 PM
Subject: Aranha Venenosa em Vaso Sanitário
INFORMAÇÃO IMPORTANTE E URGENTE
Três mulheres no Norte da Flórida morreram em vários hospitais em um período de 5 dias, todas com os mesmos sintomas. Febre, calafrios e vômitos, seguido pelo colapso muscular, paralisia e, finalmente, a morte.
Não houve nenhum sinal de trauma. As autópsias mostraram resultados de toxicidade no sangue e uma pequena fístula causada por picada de inseto na região das nádegas ou parte posterior da coxa.
Essas mulheres não conheciam umas as outros e parecia que nada tinham em comum. Foi descoberta, no entanto, que elas tinham visitado o mesmo restaurante (Olive Garden) no dia da sua morte.
O Departamento de Saúde foi ao restaurante, para desativa-lo e
investigá-lo. Os alimentos, água, ar condicionado e tudo o mais foram inspecionados e testados, em vão.
A grande surpresa veio quando uma garconete do restaurante foi levada as pressas para o hospital com sintomas semelhantes. Ela disse que ela havia trabalhado nas férias que haviam se encerrado no dia anterior a noite, e tinha ido ao restaurante naquele dia para pegar seu cheque do pagamento...
Ela não comeu nem bebeu nada, enquanto ela estava esperando, mas tinha usado o banheiro. Mediante isso um toxicólogo do Departamento de Saúde, lembrando de um artigo que tinha lido, dirigiu-se para os banheiros do restaurantes e levantou o assento do vaso, sob a tampa o que viram era fora do normal, eram umas pequenas aranhas.
As aranhas foram capturados e levadas para o laboratório, onde foi determinada: Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata), assim chamado por causa de sua cor rosada salmao avermelhada.

DO VENENO.
A picada é indolor, o veneno desta aranha é extremamente tóxico, podendo fazer efeito de imediato, mas pode demorar de 1 a 2 dias para fazer efeito. Elas vivem no frio e no escuro, climas e ambientes úmidos, como dentro de vasos sanitários que fornecem o ambiente propício para seu habitat.
Alguns dias mais tarde um advogado de Jacksonville deu entrada em uma sala de emergência hospitalar. Antes de sua morte, disse ao médico, que havia saído em viagem de negócios, tinha tomado um vôo da Indonésia, mudando de avião em Singapura, antes de voltar para casa. Ele não visitou o Olive Garden.
Em sua autópsia encontraram um ferimento por picada de inseto no órgão genital. (Assim como todas as outras vítimas). Os investigadores descobriram que ele estava no vôo que tinha se originado na Índia.
A Aeronáutica Civil Board (CAB) ordenou uma inspeção imediata dos banheiros de todos os vôos da Índia e dai a descoberta das aranhas Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata), haviam ninhos em 4 diferentes planos do avião!
Esta sendo cogitado que estas aranhas estejam em todos os países do mundo, trazidas nos vôos internacionais, pois elas são originárias da Índia.
Acredita-se agora que estas aranhas podem estar em qualquer parte de todos os países pois elas se alojam no interior dos aviões, mais precisamente no compartimento de bagagens e nos vasos sanitários.
Portanto, por favor, antes de você usar um toalete público, mesmo em bares e restaurantes, lojas, em qualquer lugar mesmo em sua casa caso tenha feito viagem de avião recentemente, levantar o acento do vaso para verificar se não há aranhas .....
Estas aranhas podem vir nas bagagens sem serem detectadas.
Esta atitude pode salvar a sua vida!
E, por favor passe esta mensagem para todos que você conheça, para que tomem cuidado ao usarem vasos sanitários”.


Vamos ao estudo do caso:
Essa história surgiu nos Estados Unidos em 1999 e, originalmente, mencionava a “arachnius gluteus”, espécie inexistente, como responsável pelos ataques. Ataques nas partes glúteas, evidentemente.
Nessa época, o restaurante chamava-se Big Chappie, situado no Blaire Airport e ficava na cidade de Chicago, IL.
Quatro anos depois, nova onda se espalhou e caso semelhante teria ocorrido no norte da Flórida e o restaurante mencionado é o Olive Garden situado em cidade não determinada.

Na África do Sul existe restaurante de nome Olive Garden que nada tem a ver com a ocorrência descrita. Mas a lenda chegou até lá e os donos do Olive Garden sul-africano publicam, em sua página da web, um texto esclarecendo que o caso da aranha é um hoax e, evidentemente, que no restaurante jamais aconteceu nenhum caso como esse.
Uma das versões em inglês menciona o restaurante Jalan Kuchai Lama situado em Kuala Lumpur, na Malásia.

A mesma lenda percorre o mundo em diversos idiomas.
Quem fez a tradução do inglês para o português se atrapalhou e misturou as coisas.

Observe os seguintes trechos:
"A Aeronáutica Civil Board (CAB) ordenou uma inspeção imediata dos banheiros de todos os vôos da Índia e dai a descoberta das aranhas Dois Striped Telamonia (Telamonia Dimidiata), haviam ninhos em 4 diferentes planos do avião!"

Nos Estados Unidos não existe esse órgão, o Aeronáutica Civil Board (CAB), também mencionado em outras versões.
As aranhas Dois Striped Telamonia são, na verdade, aranhas de duas listas (nas costas). Striped significa listadas/os.

A última frase possui erro de português e de tradução:
"haviam ninhos em 4 diferentes planos do avião!"

A mensagem original em inglês diz que, ao inspecionarem aviões provenientes da Índia, funcionários da saúde pública, ou algo semelhante, descobriram ninhos da Telamonia dimidiata em 4 different planes, ou seja em 4 aviões diferentes.

Neste caso, a palavra "plane" significa avião e não plano. De qualquer forma, fica difícil imaginar um avião com quatro planos diferentes!

O herói da lenda, o toxicólogo que descobriu o ninho da Telamonia dimidiata, não tem nome. A descoberta ocorreu graças a um artigo que tinha lido. O nome do artigo e onde ele foi publicado não são revelados.

Observe este trecho:
"Nosso herói ... dirigiu-se para os banheiros do restaurantes e levantou o assento do vaso, sob a tampa o que viram era fora do normal, eram umas pequenas aranhas."

Deixando de lado as concordâncias fora do normal: desde quando pequenas aranhas são coisa fora do normal?

Como em todas as lendas, as pessoas não têm nome e não há indicação de datas nem do nome dos hospitais onde as supostas vítimas teriam sido atendidas. Os restaurantes ou não existem ou, existindo, nada têm a ver com o caso.

Conclusão: MENTIRA. Tudo não passa de mais uma Lenda Urbana sobre o tema da aracnofobia, o medo incontrolável que algumas pessoas têm de aranhas.

A última frase não deixa dúvidas: "Por favor passe esta mensagem para todos..."

Segundo a página Blush Spider Hoax, o criador da versão original inventou nomes e lugares de tal forma que se algum leitor fosse confirmar a sua veracidade logo veria que não existem:
•o periódico mencionado;
•a arachnius gluteus;
•o aeroporto Blare (ou Blaire).

O autor do hoax, cujo nome não é citado, queria provar que as pessoas são crédulas, que a Internet é um meio rápido de divulgar notícias falsas e que as pessoas iriam passar adiante a informação sem se dar ao trabalho de confirmar a sua veracidade.
E foi isso mesmo o que aconteceu. Logo, a falsa notícia se espalhou pelo mundo e alguns co-autores trataram de mudar um ou outro detalhe.

Sobre a Telamonia Dimidiata - ela existe e habita regiões da Ásia: Cingapura, Indonésia e Índia. É uma aranha pequena, tem entre 8 e 11 mm de comprimento e não é venenosa. Pelo menos a ponto de matar um adulto. Confira sua foto abaixo:

Continuarei a pesquisar e trazer a informação até você, leitor, porque eu sou Luiz Ramos, o CAÇADOR DE MISTÉRIOS! Até mais!

Fontes e Textos Originais:
Google Imagens
Olive Garden
Blush Spider Hoax
Quatro Cantos

Um comentário:

  1. Tenho pavor de aranhas!!!
    Até as pequeninas,que aparecem em casa me dão asco!
    Fico muito grata pela decrição detalhada e demistificação desses mistérios!
    A verdade. Sempre a verdade!!!

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative