BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

sábado, 6 de março de 2010

Alerta Geral: Fanta Uva!


Olá, amigos do Caçador de Mistérios!
Mas uma vez estamos aqui para pesquisar nas páginas da Internet e encontraras respostas para dúvidas curiosas que temos ao receber as famosas correntes de e-mail ou boatos assustadores sobre coisas que fazemos ou utilizamos. Primeiramente, venho agradecer aos comentários realizados, ao carinho prestado, da parte dos leitores e aos novos seguidores deste blog, que creio, já esteja se tornando uma das referências no assunto. Muito obrigado a todos, a casa é de vocês. Vamos para nosso caso do dia!

E dessa vez, sobrou para a Fanta Uva, um refrigerante fabricado pela Empresa da Coca-Cola.
Um boato está correndo pelas caixas de e-mail informando que a ingestão do refrigerante causa má atividade dos rins e câncer. Vamos às pesquisas! Entra em ação o Caçador de Mistérios!

Esta história é a reedição do boato do guaraná Dolly e do guaraná Kuat. Muda o nome do refrigerante e uma ou outra palavra é trocada ou corrigida. A mentira é a mesma.
A mensagem sobre os supostos malefícios da Fanta Uva começou a circular em fevereiro de 2006 e, como as outras duas, tem origem e autor desconhecidos.

Fenofinol, Almeido e Voliteral. As três substâncias tóxicas mencionadas, não existem assim como não há registros da existência do tal especialista formado pela USP, mencionado na mensagem. O Instituto Fleury existe, mas já declarou que nada tem a ver com as supostas pesquisas.

O Hospital das Clínicas da USP afirma que nenhum Paulo José Teixeira estudou por lá nem tampouco pertence ao seu quadro de pessoal.
O desmentido da Coca Cola, fabricante da Fanta Uva, encontra-se clicando aqui.
Não bastasse o conteúdo fantasioso, a última frase revela claramente a natureza da mensagem: mentira pura.

Em junho de 2007, circulou a versão em formato .pps.
Confira a mensagem original abaixo, sem edições e sem correções ortográficas:

“ALERTA GERAL ATENÇÃO FANTA UVA
A propaganda parou...
Porque??????? Reparem... a propaganda quase não se vê mais na mídia... Por que será???

Estamos repassando o e-mail abaixo para conhecimento e prevenção, principalmente para aqueles que bebem este refrigerante: Fanta Uva.

Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.

Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva.

Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer.

Segundo Dr.Paulo José Teixeira, formado pela USP e especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.

A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Por favor não deixem de repassar esta mensagem para todos que vocês conhecem....”

Querido leitor, já conseguiu analisar e descobrir as características da farsa acima? Depois de inúmeros casos de correntes de e-mail, já podemos tomar mais cuidado ao abrir mensagens desconhecidas. Infelizmente, existem internautas com má índole, que publica estas matérias e envia juntamente com vírus, spyware, malware, sites espiões e outras coisas mais. Por isso, tenha cuidado ao ver e abrir novamente sua caixa de entrada de mensagem. Também alerto para assuntos relacionados à saúde .Não vá na conversa de correntes nem de mensagem sem a origem e a autoria conhecidas. Procure o seu médico e veja qual a opinião dele. Ele vai dar a orientação adequada.

Alerta da Fanta Uva: MENTIRA! Mais um boato de Internet. Eu sou Luiz Ramos, O Caçador de Mistérios! Até mais!

Pesquisas e Textos Originais:
Quatro Cantos

14 comentários:

  1. obrigado... cheguei a ficar com duvidas adoro beber fanta uva, e acabei ficando preocupada. valeu

    ResponderExcluir
  2. nao vou mais beber fanta uva

    ResponderExcluir
  3. bastasse a coca... agora a fanta...
    pra kda copo de coca:32 copos de água para se desentoxicar...não é novidade!

    ResponderExcluir
  4. PQP
    Caraca que misterio da porrraaaaaaaa
    tu és o caçador de pomba so se for
    isso apenas foi uma pesquisa no google
    ooooo
    que misterio

    ResponderExcluir
  5. Tudo que é industrializado é veneno...

    ResponderExcluir
  6. bom,parabens pelo trabalho....
    pra qm ja conhecia a outra historia da coca cola ja via de cara ki essa era pura mentira,eu nem perco meu tempo abrindo eses emails...kkk

    ResponderExcluir
  7. e a salcicha tb tem problemas pra saúde???

    ResponderExcluir
  8. http://www.cocacolabrasil.com.br/boatos_mitos.asp?categoria=36

    ESCLARECENDO BOATOS E MITOS

    Esclarecimentos sobre boatos a respeito de Fanta Uva

    Os boatos sobre prejuízos à saúde causados pela ingestão de Fanta Uva, divulgados na Internet, são mentirosos e irresponsáveis. Nunca houve qualquer relação entre o consumo de Fanta Uva, ou qualquer outro produto da Coca-Cola, com os problemas de saúde citados na mensagem que circula na Internet. Como já é do conhecimento de todos, os nossos produtos atendem aos mais rígidos controles de qualidade e às determinações legais das autoridades brasileiras.
    É importante esclarecer ainda que as substâncias fenofinol ameido e voliteral, indicadas como as causadoras de suposta intoxicação, sequer existem e não são encontradas no mais completo livro técnico de referência para substâncias químicas, o Merck Index. Novamente, trata-se de uma atitude inconseqüente e criminosa de terceiros.

    A Sociedade Brasileira de Cardiologia, que aparece como responsável pela mensagem eletrônica, também vem repudiando com veemência o uso indevido de seu nome e prestígio.

    No passado, mensagens semelhantes a esta sobre o Guaraná Kuat foram plantadas na Internet e a Coca-Cola deixou disponível neste site todos os laudos e pronunciamentos das autoridades, que confirmaram tratar-se de uma farsa.

    Assim sendo, e em razão da dificuldades reais que existem em se debelar calúnias veiculadas na Internet, a Coca-Cola Brasil esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para punir os responsáveis.

    ResponderExcluir
  9. huhuuuuu...não gosto de refriii...ainda bem,pois não duvido nada que seja verdade

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito das suas matérias que desvendam esses mitos e essas coisas fantasiosas.

    ResponderExcluir
  11. sapo gigante seria legal postar nuncamais vou tomar uva coca kuat e guaraná

    ResponderExcluir
  12. Vamos ficar espertos, existe a contra informação, nestes últimos dias, o FDA orgão americano, proibiu o uso de um determinado componente na coca-cola, se esta informação circulasse a dez anos atrás, também seria considerada fantasiosa. Estas grandes empresas não tem escrúpulo, e introduzir produtos nocivos à saúde para um lucro maior é praxe.

    ResponderExcluir
  13. Puxa, ainda esta semana recebi o e-mail... Que bom que não deixei a fanta uva por este boato sem cabimento...

    ResponderExcluir
  14. vamo bb caldo de cana e agua de coco e bem melhor

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative