BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A Porta do Inferno


No meio do deserto de Kara-Kum (Turcomenistão), em um lugarejo chamado Darvaza, uma cratera de 60 metros de diâmetro e 20 de profundidade queima sem parar. Este local é carinhosamente conhecido como "Porta do Inferno”. Entra em ação o Caçador de Mistérios!

O geólogo João Françolin, da Petrobrás, que já esteve em lugares semelhantes à "porta do inferno" explica:

“Em toda aquela região em torno do mar Cáspio é bastante abundante o aparecimento de petróleo e gás em superfície. Isso pode demorar anos, até que o reservatório, o bujão de gás que está enterrado, seja exaurido”.

Esse constante escapamento de gás inspirou até uma religião do lugar, o zoroastrismo.

“Eles adoram o fogo eterno. O templo de Zoroastros é instalado em cima de uma saída de gás que tem dutos que levam esse gás para cima e que queima continuamente durante séculos”, diz o geólogo.

O Ministério do Turismo do Turcomenistão confirma em um texto o estranho fenêmeno:
Em 1971, os soviéticos procuravam gás naquela área. A terra acabou desmoronando e formando a cratera. Depois, para ninguém ser envenenado pelo gás que chegava à superfície, tacaram fogo. E o fogo arde, ali, há 38 anos.



A coisa era tão grande que o chão desabou e boa parte do equipamento caiu dentro.
Virou um bolsão de gás com uma profundidade incrível ... Ninguém conseguia mais se aproximar do local por causa do gazes tóxicos. Para que ninguém fosse envenenado pelo gás que chegava à superfície, tiveram a genial ideia de tacar fogo em tudo. Depois era só esperar o fogo acabar, não?
Pois o lugar continua queimando a mais de 30 anos.



Especialistas tentaram determinar quando o fogo vai se apagar. Os mais otimistas acreditam que ainda dura uns 250 anos. Os pessimistas (a maioria) acreditam que vai durar para todo o sempre.
Portanto, a Porta do Inferno é verdade! Não que esse seja o endereço do "coisa-ruim", não. Não é isso, também. É só um lugar que pega fogo há quase 40 anos. Tantos anos de estudo para isso...

3 comentários:

  1. essa historia da agulha é uma besteira cheio de bla,bla,bla.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, legal o lugar. Queimar para todo o sempre seria interessante.

    ResponderExcluir

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative