BlogBlogs.Com.Br

Seguidores - Família do Caçador de Mistérios

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Rosto de Marte


Você conhece o "senhor fotogênico" acima? Esta é a famosa imagem do "Rosto de Marte". Sem dúvida, esta foto é bem conhecida e alimentou as mentes do mundo, como uma revelação bombástica sobre vida inteligente em Marte. Porém, para confirmar uma informação tão séria assim, os cientistas responsáveis pelo projeto pesquisaram mais detalhadamente a tal imagem. Depois de inúmeras tentativas, frustradas pelo excesso de poeira na atmosfera, a sonda espacial Mars Express finalmente conseguiu fotografar em detalhes a famosa face existente na superfície de Marte, em uma região chamada Cidônia.
O "Rosto em Marte" consiste numa estrutura rochosa que mede aproximadamente 1 km de extensão, sob iluminação solar, efeitos das sombras delineiam a forma de um rosto humano. A NASA explica que o fenômeno é causado por fatores naturais, tais como a erosão dos ventos por tempestades de areia.

As várias fotos já podem ser catalogadas como algumas das mais espetaculares já tiradas do planeta vermelho. A resolução é 13,7 metros por pixel.
"Estas imagens da região Cidônia, em Marte, são realmente espetaculares," diz o Dr. Agustin Chicarro, chefe da Missão. "Elas não apenas oferecem uma visão completamente nova e detalhada de uma área famosa para os fãs de mitos espaciais do mundo todo, mas também fornecem um 'close-up' impressionante sobre uma área de grande interesse para os geólogos planetários, além de mostrar mais uma vez a alta capacidade da câmera da Mars Express."

O rosto de Marte foi descoberto pela sonda espacial Viking 1, em 1976, fazendo explodir a especulação sobre a existência passada de vida inteligente em Marte. Só em 1998, a sonda Mars Global Surveyor confirmou a suspeita dos cientistas, de que se tratava de um efeito causado por sombras em uma região montanhosa. Mas a NASA insistiu e fez novas imagens em 2001, chegando mais uma vez à mesma conclusão. Confira na foto acima o relevo, que se trata de um morro.
Rosto de Marte: ilusão de ótica!
Fonte e texto original: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=010130060928

Um comentário:

Política de uso de Comentários:

Todos os comentários aqui publicados são de única e exclusiva responsabilidade de seus autores e qualquer opinião contida neles não tem relação com a administração do blog. Os comentários serão respondidos publicamente nesta página ou diretamente ao autor através do seu email.

O Caçador de Mistérios adota o sistema de monitoração de comentários, a fim de evitar alguns constrangimentos, visto a diversificada classe social e faixa etária dos leitores. Os textos não serão publicados quando trouxerem em seu conteúdo:

1. Palavras chulas ou de baixo calão;
2. Calúnias e/ou acusações falsas;
3. Críticas pessoais a qualquer comentarista ou autor específico do blog;
4. Spams
5. Ou que contrariem a Constituição Brasileira.

Ao postar um comentário, o leitor declara que leu e conhece esta política de moderação do Blog Caçador de Mistérios.

Grato pela compreensão.

Google Analytics Alternative